Da esquerda para a direita: João Lucas, Letícia Carvalho e Lucas Magliano.

O campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou nesta quinta-feira, 1, as matrículas dos aprovados no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular 2018. No total, 67 jovens e adolescentes são agora os novos universitários da UFJF-GV.

Se o ingresso em uma universidade é sempre motivo de comemoração, para três estudantes do Vale do Aço a conquista tem um peso a mais. Aprovados para o curso de Odontologia, Lucas Magliano, 17, Letícia Carvalho e João Lucas Cotta, ambos com 18, estudaram na mesma escola durante todo o ensino médio e também se prepararam e viajaram juntos para as provas do Pism.

A jovem Letícia vê com otimismo a oportunidade do trio continuar a relação de amizade na universidade. “É legal poder estar juntos porque a gente passou por muita coisa difícil. O nosso terceiro ano foi de muita pressão e a gente sempre teve o apoio um do outro. Agora, estar trazendo isso pra cá é interessante porque vamos poder continuar convivendo”, afirmou.

Coletivo Urbano oferece informações aos novos estudantes.

Essa mesma necessidade de ajudar e cuidar um do outro, que move a relação de Lucas, Letícia e João Lucas, foi o que motivou também a criação do Coletivo Urbano. O movimento, que começou no início deste ano, tem o objetivo de fornecer aos estudantes recém-chegados em Governador Valadares informações sobre a cidade e a vida na universidade. O grupo, de base cristã, é formado por 30 jovens, dos quais 11 são acadêmicos da UFJF-GV. É o caso do coordenador Bruno Hemerly, aluno do 6º período de Medicina.

As matrículas continuam nesta sexta-feira, 2, para os aprovados em Educação Física, Fisioterapia, Ciências Econômicas, Farmácia e Medicina. A expectativa é matricular 60 candidatos.