Estudantes dinamarqueses que estiveram no João XXIII em 2017 (Foto: UFJF/Arquivo)

O  Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), receberá, no dia 19, 38 estudantes e dois professores dinamarqueses, da escola Mariagerfjord Gymnasium. A iniciativa integra o projeto de intercâmbio firmado entre as duas instituições há quatro anos, visando à ampliação de aprendizagens e vivências em relação a outros idiomas e culturas.

A diretora do Colégio João XXIII, Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria, explica que os visitantes vivenciarão a rotina escolar no Brasil, frequentando todos os ambientes de ensino. Além disso, participarão, também, da vida familiar dos estudantes locais, em cujos lares ficarão hospedados. A experiência terá duração de dez dias. No dia 29, o grupo retornará à Europa.

“O convênio de intercâmbio entre o Colégio de Aplicação João XXIII e a escola dinamarquesa Mariagerfjord Gymnasium foi firmado em 2014 e está em sua quarta edição. Temos o apoio da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF. Nos anos de 2014, 2015 e 2016, foram dez alunos bolsistas e cinco não bolsistas, em cada ano, em intercâmbio na Dinamarca. Neste ano de 2018, serão dez bolsistas e 15 não bolsistas. Em contrapartida, em 2014, 2015 e 2016,  recebemos 20 estudantes e, neste ano,  receberemos 38.  São estudantes de 17 e 18 anos, de segundos e terceiros anos do ensino médio. Podem participar deste projeto alunos de ensino médio de ambas as instituições.”

Iniciativa envolve toda a comunidade escolar

Em março, será a vez dos alunos do Colégio de Aplicação João XXIII irem à cidade de Hobro, na Dinamarca. “Neste ano serão 25 estudantes do ensino médio, sendo dez deles com recebimento de bolsa, seleção já feita a partir do edital PII-João 2017’, no final de 2017. A ida de nossos alunos está prevista para o final de março, com 11 dias de permanência na Dinamarca. Nossos estudantes hospedam-se nas casas de alunos dinamarqueses, em famílias chamadas de anfitriãs. Também aqui em Juiz de Fora o processo de recepção aos estudantes se dá do mesmo modo”, conta a diretora.

Eliete ressalta que, para ambos os grupos de alunos, é inegável a ampliação de conhecimento cultural sobre o países envolvidos pela natureza da participação no processo. “Os alunos tem acesso ao contexto da escola como um todo e também participam de atividades interdisciplinares, artísticas e culturais dentro e fora do colégio. A riqueza do processo não se restringe aos alunos que viajam à Dinamarca. A escola como um todo coloca-se nesse processo. São oferecidas atividades de várias áreas e de disciplinas diversas aos visitantes e nossos alunos participam dessas atividades na preparação e na execução conjuntamente com os dinamarqueses.”

O professor do João XXIII – que acompanhou os discentes na Dinamarca em 2017 e também será o responsável pelo grupo na viagem deste ano – Marco Aurélio de Souza Mendes,  destaca como a experiência promove avanços aos participantes juiz-foranos  para além das habilidades linguísticas em inglês.

“É interessante notar que para nossos alunos do ensino médio esse contato diário com tantos alunos estrangeiros promove em primeiro lugar, um avanço nas habilidades linguísticas em inglês, que é o instrumento de comunicação entre eles. Entretanto, o maior ganho por parte de nossos alunos é essa abertura de olhar para o mundo, essa vivência com o diferente, o que sem dúvidas leva a um enorme alargamento de horizontes. É um grande choque cultural para eles: alimentação diferente, hábitos desconhecidos, regras novas, todo um ambiente de quebra de paradigmas para nossos discentes. Mas é importante frisar o papel de porta-vozes e embaixadores de nosso país que eles exercem enquanto lá estão. Fazem palestras e apresentações sobre o Brasil, levando uma imagem positiva do país para pessoas que muito pouco sabem de nós.”

Outras informações: (32) 3229-7602/ 7603 (Colégio de Aplicação João XXIII-UFJF)

Colégio João XXIII recebe estudantes dinamarqueses para intercâmbio

15 alunos do João XXIII são selecionados para intercâmbio na Dinamarca