(Foto: Ricardo Reis)

Ao todo dez bolsas de estudos foram oferecidas pelo Programa da Diretoria de Relações Interacionais, no valor de R$ 5 mil (Foto: Ricardo Reis)

Quinze alunos do Colégio de Aplicação João XXIII terão a oportunidade de fazer intercâmbio na Dinamarca. Esta semana, os estudantes foram avaliados pelo conhecimento da língua inglesa, desempenho acadêmico, entrevista e aprovação da candidatura por parte da instituição estrangeira conveniada. A data prevista para o embarque é o dia 7 de setembro.  Os alunos serão recebidos pela Escola Mariagerfjord Gymnasium, na cidade de Hobro, instituição que mantém o convênio de intercâmbio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ao todo dez bolsas de estudos foram oferecidas pelo Programa da Diretoria de Relações Interacionais (DRI/UFJF), no valor de R$ 5 mil. Mas outros cinco alunos foram selecionados e poderão viajar com o grupo, custeando as próprias despesas. Os alunos ficarão hospedados nas casas de famílias dinamarquesas.

Para Letícia Lima, de 17 anos, do 3A, essa é uma oportunidade única de viajar para outro país, viver uma nova realidade e conhecer pessoas de culturas diferentes, já que poucos colégios oferecem uma bolsa de intercâmbio como essa. Letícia hospedou em sua casa uma intercambista dinamarquesa no ano passado, e conta que adorou a experiência de conviver com uma pessoa de um país diferente.

Lucas Batista, 17, e Lucas Ritti, 18, ambos do 3A, aprovados para  o intercâmbio, estão ansiosos pela viagem. “Esta é uma chance de conhecer outro país que talvez eu não tenha de novo, então esse programa é muito importante pra mim, para o meu aprendizado”, conta Lucas Batista. Lucas Ritti explica que percebeu a mudança de visão nos colegas que viajaram no ano passado, na primeira fase do programa,  no modo como eles amadureceram e trouxeram novos pensamentos em relação à sociedade.

O diretor José Lacerda destaca os resultados positivos do programa de intercâmbio, que vai enviar a segunda turma de alunos para a Dinamarca. Ele conta que o João XXIII foi escolhido entre vários colégios de Juiz de Fora e Belo Horizonte, e que essa escolha realizada pelos dinamarqueses se deve ao compromisso social assumido pelo Colégio, ao garantir uma escola de qualidade com acesso a todos os grupos sociais. A expectativa para o futuro é ampliar o número de bolsas e também de países parceiros.

A professora de inglês, Vera Lúcia de Oliveira, uma das coordenadoras do processo seletivo, ficou muito satisfeita com o progresso que os alunos fizeram nas avaliações em relação ao ano passado. Este ano, a prova de inglês teve o nível de dificuldade acima da anterior, e mesmo assim os alunos alcançaram bons resultados. Dos 26 classificados, nove estudam inglês apenas no colégio. Para ela, o bom aproveitamento nas avaliações representa uma evolução no aprendizado, e reflete a motivação que o programa gera nos alunos.

Outro fator positivo foi detectado pelo professor de Geografia, Bruno Muniz. Ele percebeu, em turmas do sexto ano, que alguns alunos já estão interessados no programa, e por isso se dedicam mais à vida escolar, considerando a possibilidade de estudar em outro país no futuro. “Essa é uma oportunidade muito interessante que a escola abriu, e que pode ter um impacto não somente nos alunos que participam, mas também em toda a comunidade escolar”.

O intercâmbio internacional, firmado entre o João XXIII/UFJF e a Dinamarca, é um dos únicos no país voltado para a Educação Básica e abre um importante espaço de aprendizado e interação.

Para a diretora geral do Colégio de Aplicação João XXIII, Andréa Vassalo, o compromisso é enriquecer o contexto escolar tanto com a experiência a ser compartilhada pelos alunos que irão à Dinamarca quanto, posteriormente, ao receber os alunos dinamarqueses  no João XXIII.

Após a divulgação do resultado, algumas etapas ainda precisam ser cumpridas, como as reuniões de esclarecimento para pais e alunos. As datas serão divulgadas no site da Secretaria de Relações Internacionais da UFJF, no endereço www.ufjf.br/sri-sou-aluno-ufjf/intercambio/piijoao-2016/.

A lista com os nomes de todos os aprovados está disponível no endereço www.ufjf.br/sri-sou-aluno-ufjf/intercambio/piijoao-2016.