Kaime Silvestre participará também do debate “O papel da juventude na construção sustentável e resiliente de comunidades urbanas e rurais” Foto: Alexandre Dornelas

O estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Kaime Silvestre Silva de Oliveira,  vai representar, nos próximos dias 30 e 31, a juventude latino-americana e caribenha no Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, que vai acontecer sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

O Fórum acontece anualmente e conta com sessões plenárias, discussões temáticas interativas e perspectivas regionais, estimulando troca de pontos de vista sobre soluções inovadoras para questões relevantes aos jovens e para a implementação da Agenda de Desenvolvimento 2030. O tema que vai mobilizar as discussões neste ano será “O papel da juventude na construção sustentável e resiliente de comunidades urbanas e rurais”.

O estudante, que já tem histórico de atuação em temas relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, vai participar pela primeira vez do Fórum. “Como tenho um mandato na entidade oficial de representação jovem da ONU, fui selecionado para representar a América Latina no Fórum”, conta Oliveira. Antes disso, o acadêmico já integrou a delegação brasileira como representante da  juventude na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (Cop 21), em 2015, em Paris, uma vez que é membro da ONG Engajamundo.

Além do Fórum de Juventude das Nações Unidas, Oliveira vai participar de eventos durante a próxima semana. Um deles tem como tema “Juventude, violência e Construção da Paz – Evidência Quantitativa e Direção Futura”, que será conduzido pelo Afeganistão, Colômbia, México e Nepal. Um dos objetivos será avaliar o papel potencial da juventude no apoio à paz e à estabilidade em suas comunidades.

Segundo o estudante a participação no Fórum é motivo de muita empolgação, uma vez que Oliveira diz ser apaixonado pelo tema de políticas públicas.  “Poder  buscar soluções para problemas sustentáveis e humanitários com jovens de todo o mundo é provar para o mundo que a juventude tem vez e voz na luta por um mundo justo e feliz. Além disso, irei levar o nome da UFJF e de Minas Gerais para a seara internacional, revelando o potencial acadêmico de nossa região”.

Agenda 2030

A Agenda 2030 conta com 17 objetivos para transformar o mundo. É a Agenda Global mais ambiciosa já proposta, já que visa, entre os planos, a acabar com a pobreza, a reduzir a desigualdade e a proteger o planeta até 2030.

Para Oliveira, a Agenda de Desenvolvimento Sustentável é “um roteiro para mudar a forma como vivemos, as formas em que nos valorizamos; como aprendemos, consumimos e crescemos. Penso que precisamos ter espaço e reconhecimento para participar na tradução da agenda na política local, nacional e regional; na implementação, no acompanhamento e revisão; na responsabilização dos governos”.

O estudante destaca a necessidade de mecanismos estruturados de participação em tomada de decisões, especialmente em áreas que têm um impacto claro sobre os jovens. “Com o verdadeiro compromisso político nós poderemos desempenhar nossos papéis, pois a nossa participação hoje nas decisões é muito limitada, os governos devem nos ouvir mais. Quando o espaço na política não é uma opção, trabalhamos para o desenvolvimento social através do ativismo, movimentos sociais e expressões criativas”.

Otimista, o acadêmico acredita que a mudança de práticas cotidianas podem contribuir para o cumprimento do desenvolvimento sustentável proposto pela Agenda. Atitudes simples como economizar eletricidade e optar pelo uso de lâmpadas economizadoras de energia, são destacadas por Oliveira como atitudes sustentáveis e possíveis a todos. “Tais ações podem ser pequenas por conta própria, mas, quando centenas, milhares ou milhões de pessoas as fazem, elas se tornam enormes”.

Os interessados em acompanhar a participação do estudante no Fórum poderão acessar as redes sociais da ONG Engajamundo.