O Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para 2018, foi aprovado em reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), realizada no mês de novembro. O cronograma de atividades é válido para os campi Juiz de Fora e Governador Valadares. Confira como ficaram as principais datas:

Matrícula

A matrícula para o primeiro semestre acontece ainda no período de férias, entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O sistema volta abrir de 7 a 9 de fevereiro para os acadêmicos fazerem os ajustes necessários. Os coordenadores farão possíveis acertos de 21 de fevereiro a 9 de março e, no dia 12 de março, as matrículas em disciplinas com vagas ociosas.

No campus Juiz de Fora, as inscrições para disciplinas isoladas acontecem em 19 de março, com confirmação no dia 26 do mesmo mês.  A data não aparece listada para o campus de Governador Valadares.

Destrancamento de curso e trancamento de disciplina

O destrancamento de curso para o primeiro semestre poderá ser feito de 8 a 19 de janeiro, nas centrais de atendimento dos dois campi ou nos polos de apoio presencial, no caso de cursos a distância.

O prazo para trancamento de disciplina no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) termina no dia 13 de abril.

Períodos letivos

As aulas do 1º período letivo têm início marcado para o dia 5 de março e término em 10 de julho. O recesso do primeiro semestre será de 11 a 29 de julho. No dia 30 do mesmo mês começam as aulas do segundo semestre com previsão de encerramento em 3 de dezembro de 2018.

Colação de grau

De 2 a 6 de abril, os estudantes que irão se formar ao fim do primeiro semestre deverão se inscrever para a Colação de Grau Unificada. As cerimônias em Juiz de Fora acontecem de 25 a 27 de julho. E, em Governador Valadares, entre 13 a 15 de agosto.

Feriados e recessos

O ano terá 12 feriados, sendo nove durante o período letivo.
Janeiro – 1º, segunda-feira;
Fevereiro – Carnaval dia 13, terça-feira, com recesso nos dias 12 e 14;
Março – Sexta-feira Santa dia 30 com recesso nos dias 29 (quinta) e 31 (sábado);
Abril – Tiradentes, dia 21, sábado;
Maio – Dia Internacional do Trabalho, 1 de maio, terça-feira, com recesso na segunda, 30 de abril; Corpus Christi, dia 31, quinta, com recesso nos dias 1 e 2 de junho;
Junho – Santo Antônio, padroeiro de Juiz de Fora e Governador Valadares, dia 13, quarta-feira;
Setembro – Independência do Brasil, dia 7, sexta-feira;
Outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, dia 12, sexta-feira;
Novembro – Finados, dia 2, sexta-feira; Proclamação da República, dia 15, quinta-feira, com recesso na sexta, 16 e no sábado, 17;
Dezembro – Natal, 25, terça-feira, com recesso na segunda, dia 24.

Sem definição

As datas de matrícula e ajustes para o segundo semestre, a colação de grau do fim do ano e as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) ainda serão definidas pelo Congrad.

Calendário de Odontologia em GV também foi aprovado

O curso de Odontologia do campus de Governador Valadares segue cronograma diferente.  As aulas do primeiro período letivo começam em 19 de março e terminam em 24 de julho. Os estudantes deverão fazer a matrícula via Siga entre 1 e 4 de março, com ajuste dos próprios alunos entre os dias 8 e 11. De 14 a 23 de março, é a vez de serem feitos os ajustes da coordenação. As aulas do segundo período letivo têm previsão de início para 13 de agosto e de término para 17 de dezembro.

Outras informações: Conselho Setorial de Graduação (Congrad) – (32) 2102-3975