Está disponível o resultado da primeira etapa do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) 2018 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O programa tem como objetivo incentivar a mobilidade acadêmica internacional dos alunos da graduação da UFJF e seu processo seletivo conta com quatro etapas. Essa primeira fase foi constituída de análise do índice de rendimento acadêmico e atividades extra curriculares dos candidatos. A edição deste ano contou com 300 inscritos, sendo que 225 estudantes tiveram seu pedido deferido.

O primeiro momento do processo teve caráter eliminatório e classificatório, com valor de 80 pontos. Sendo que a análise do índice de rendimento acadêmico valia 40 pontos. Os outros 40 foram atribuídos às atividades extracurriculares e divididos em três itens. Entenda os quesitos que foram avaliados.

O primeiro dispõe sobre a participação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, treinamento profissional e empresa júnior, devidamente registrados junto à UFJF. Já o segundo considera a participação em eventos científicos, com apresentação de trabalho, desde que organizados por instituições de ensino superior, pesquisa, sociedades científicas, agências de fomento e órgãos governamentais. O terceiro item segue os mesmos critérios que o segundo, porém avalia a participação em eventos científicos, sem apresentação de trabalho.

A próxima etapa, também eliminatória e classificatória, será de análise do vídeo enviado pelo candidato. Para a terceira, de caráter eliminatório, os candidatos precisam entregar a comprovação da proficiência em idiomas, assim como atender às outras exigências definidas por cada instituição, de acordo com o edital. Já a quarta fase é de responsabilidade das instituições estrangeiras conveniadas e consiste na aprovação, por parte delas, da candidatura dos alunos da UFJF aprovados e classificados nas três etapas anteriores.

Confira neste link o calendário das atividades do Piigrad 2018.

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais da UFJF
Edital Piigrad 2018