Com o sonho de estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), milhares de candidatos fizeram as provas do primeiro dia do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Hoje, os participantes dos módulos I e II fizeram provas objetiva e discursiva de língua portuguesa, química, matemática e geografia. Já os candidatos do Módulo III, fizeram provas objetivas de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática e discursivas, de acordo com a área conhecimento do curso escolhido.

Além de candidatos de Juiz de Fora, a maior edição da história do PISM teve a participação de estudantes de cidades da região. É o caso de Ana Clara Baumgratz, 16, que veio de Lima Duarte e  percorreu cerca de 70 km até seu destino, a Faculdade de Letras da UFJF. Quando questionada sobre a prova,  desabafou:  “Achei as questões de humanas fáceis, já na área de exatas tenho dificuldade, então, achei as questões bem difíceis”.  Ainda no segundo ano do ensino médio, Ana está pensando em concorrer a uma vaga para o curso de Psicologia.

Grazielly Alves considerou as provas do primeiro dia difíceis (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Já Grazielly Alves, 17,  também estudante do segundo ano do ensino médio, considera o Pism como “uma chance a mais”. Interessada no curso de Fisioterapia, ela acredita que para conseguir uma vaga na UFJF precisará se esforçar mais. “Achei a prova difícil. Vou ter que estudar muito para recuperar a nota no próximo ano.”

Dedicação e preparação para 2019 também serão o foco da estudante Isa Oliveira, 17, que fez provas do módulo II. Atraída pela área de saúde, a candidata está em dúvida entre os cursos de Fisioterapia e Odontologia. Apreensiva com o resultado, ela considerou as provas do primeiro dia difíceis.

A proximidade e a comodidade de morar com os pais foram fatores decisivos na escolha de Davi Barroso, 17. “Além de morar em Juiz de Fora com minha família, a qualidade do ensino da UFJF, reconhecida nacionalmente, me atraiu a fazer o Pism”. Apesar de ainda estar no segundo ano do ensino médio, ele já optou pelo curso de Psicologia.

Davi Barroso quer estudar na Universidade devido à qualidade de ensino (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)