Como deixar o passado para trás se ele continua achando jeitos de te atingir? A Aids afetou o mundo todo durante os anos 1980 e 1990, fazendo inúmeras vítimas e deixando uma imensa cicatriz na sociedade ocidental. Mesmo com tratamentos que diminuem as chances de transmissão e com a epidemia seguindo estável, a Aids não é apenas uma lembrança amarga de uma década conturbada, ela ainda é uma ameaça constante! Segundo relatório da Unaids divulgado em 2017, 49% dos novos casos de infecção na América Latina são registrados no Brasil, mostrando que a conscientização nunca foi tão importante quanto agora.

Para comemorar o Dezembro Vermelho, reunimos filmes que abordam o tema. Alguns deles estão disponíveis na Netflix! Aproveite!

1. Meu Querido Companheiro (1990)
Direção: Norman René

1280x720-waf

O primeiro filme sobre o tema conta a história de um grupo de amigos homossexuais que descobre a doença e começa a lidar de forma coletiva com as dificuldades que procedem o diagnóstico. O longa aborda a Aids de forma direta, com várias reflexões sobre a prevenção sexual e a importância de se proteger.

2. Paris is Burning (1991)
Direção: Jennie Livingston

paris-is-burning
Strike a pose! Shade! Para os fãs de RuPaul, esses termos são bem familiares, mas você sabe como eles surgiram? Assista Paris is Burning para descobrir! O aclamado documentário mostra a comunidade LGBT de Nova Iorque, entre os anos de 1980 e 1990, mostrando a vida de aventuras e dificuldades de gays, drag queens e travestis numa época em que o glamour dos bailes é contrastado pela violenta discriminação e pela epidemia de Aids.

3. Filadélfia (1993)
Direção: Jonatham Demme

1_s1cWVLXs64wdsgfsSECgJgQuando Andrew Beckett (Tom Hanks), um promissor advogado, descobre estar infectado pelo HIV, sua vida muda completamente, começando por sua demissão no escritório onde trabalhava. Para enfrentar a discriminação, ele contrata Joe Miller, interpretado por Denzel Washington, um advogado negro e homofóbico. O filme hollywoodiano é um dos primeiros a falar abertamente sobre o assunto, com muita sensibilidade, abordando os desafios da doença e do preconceito enfrentado pelos homossexuais.

4. Um Lugar Para Annie (1994)
Direção: John Gray

um-lugar-para-annie-1417355643086_956x500Um bebê de três meses abandonado pela mãe biológica, viciada em drogas, e um amor de enfermeira. Um lugar para Annie retrata as dificuldades e a luta de Susan Lansing (Sissy Spacek) para cuidar da criança soropositiva.

5. Kids (1995)
Direção: Larry Clark

kids4Sexo, drogas e skates são os elementos que definem Kids. No auge dos anos 1990, o filme retrata um dia da vida de adolescentes em Nova Iorque, acompanhando as personagens na descoberta dos prazeres da vida e na forma como lidavam com a Aids no auge da doença. O filme chocou muitos, recebendo classificação etária mais rígida e até petição de alguns países para que o filme não fosse exibido nas salas de cinema.

6. Cazuza (2004)
Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho

cazuza8A vida de um dos maiores cantores brasileiros retratada sem rodeios. Daniel de Oliveira dá vida a Cazuza, contando a biografia do cantor que encantou uma geração, do ínicio de sua carreira até a sua morte, causada pela Aids, mostrando sua vida exagerada e cheia de aventuras.

7. Yesterday (2004)
Direção: Darrell Roodt

4GPL3n7w1XlpY5K8X62h8TgVCRhO filme se passa em Rooihoek, África do Sul e retrata a história de Yesterday (Leleti Khumalo), uma mãe que luta diariamente para dar uma vida melhor para sua filha, enquanto seu marido trabalha nas minas de Johannesburg. Após inúmeras tentativas de conseguir atendimento médico, Yesterday descobre ter HIV, mas não desiste de viver até ver sua filha estudando.

8. Preciosa (2009)
Direção: Lee Daniels

preciosa-preciousPreciosa conta a história da jovem Claireece Preciosa Jones, interpretada por Gabourey Sidibe. Claireece é uma adolescente de 16 anos, pobre, negra e com sobrepeso que enfrenta inúmeras dificuldades que a impedem de levar uma adolescência normal. Entre essas dificuldades está a privação do amor familiar, sendo abusada sexualmente pelo pai. O filme é impactante e traz reflexões sobre a vida de muitas jovens que sofrem diversos tipos de preconceito e agressão. Um verdadeiro tapa na cara!

9. Clube de Compras Dallas (2013)
Direção: Jean-Marc Vallée

Aclamado pelos críticos, recebendo mais de 40 prêmios e seis indicações ao Oscar, Clube de Compras Dallas se passa no ano de 1986 e conta a história de Ron Woodroof, vivido por Matthew McConaughey, um eletricista heterossexual que vivia à margem da lei, numa rotina baseada em muito sexo e drogas. Depois de um acidente de carro, ele descobre ser portador de HIV e começa uma incessante batalha contra a indústria farmacêutica estadunidense em busca dos medicamentos alternativos não-autorizados pelo governo. Sua jornada é traçada ao lado de Rayon, uma mulher trans interpretada por Jared Leto. O filme é baseado em fatos reais.

10. Boa Sorte, João (2014)
Direção: Carolina Jabor

boasorte3

O longa brasileiro, estrelado por Deborah Secco e João Pedro Zappa, retrata as diferentes e inusitadas formas de se encontrar o amor. A história de dois jovens que se encontram em uma clínica psiquiátrica e acabam se apaixonando retrata as dificuldades de viver com duas doenças cercadas de tabus: a Aids e a depressão.

11. The Normal Heart (2014)
Direção: Ryan Murphy

Thenormalheart3

O filme mostra a proliferação do HIV e da Aids nos anos 1980, quando a doença ainda era estigmatizada e chamada de “câncer gay”, sendo negligenciada pelo governo norte-americano. Duas pessoas diferentes, um escritor (Mark Ruffalo) e uma médica (Julia Roberts) unem-se para retratar e ajudar as pessoas diagnosticadas pelo vírus.

12. Meu Nome é Jacque (2016)
Direção: Angela Zoé

Meu-Nome-é-Jacque-premiado

O documentário conta a história de Jaqueline Rocha Côrtes, uma mulher transexual soropositiva que já chegou a ser representante do governo brasileiro na Organização das Nações Unidas em ações de combate ao HIV. O filme acompanha a jornada de Jaqueline desde o processo de se assumir trans, passando pela descoberta da doença até o seu casamento e a adoção de seus filhos. Jaqueline é um grande exemplo de que, mesmo com todas as dificuldades da Aids, é possível levar uma vida normal.

Bônus

Angels in America (2003)
Direção: Mike Nichols

cq5dam.web.1200.675

Angels in America é uma minissérie da HBO com seis episódios, adaptada da peça de teatro homônima de Tony Kushner. A história se passa em 1985: os Reagans estão na Casa Branca e o vírus da Aids assola o país. Em Nova York, o personagem Prior Walter (Justin Kirk) conta para Louis (Ben Shenkman), seu companheiro há quatro anos, que está doente. Junto a um grupo de pessoas que, à primeira vista, não teriam nada em comum, eles compartilham ideologias, experiências e sentimentos. O elenco conta com grandes nomes como Meryl Streep, Al Pacino, Mary‑Louise Parker, Emma Thompson e Patrick Wilson.