Professor Vanderli Fava de Oliveira foi homenageado durante o evento (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Professor Vanderli Fava de Oliveira foi homenageado durante o evento (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Os grupos vencedores do Trote Solidário do curso de Engenharia de Produção foram anunciados nessa sexta-feira, 24, às 16h, no Auditório 3, do Prédio Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Alunos do primeiro período participam da atividade desde 2008, aplicando os conceitos apresentados na disciplina Introdução a Contexto e Prática à Engenharia de Produção I, ministrada pelo professor Vanderli Fava de Oliveira.

Durante cinco semanas, os estudantes conheceram e desenvolveram projetos de melhorias para seis instituições filantrópicas de Juiz de Fora, sendo orientados por integrantes da Sociedade Estudantil de Engenharia de Produção (Seepro). As instituições assistidas pelos alunos foram o Instituto Médico Psico-pedagógico (Imepp); a Associação dos Cegos; o Grupo Espírita de Ajuda aos Enfermos (Gedae); a Fundação Espírita João de Freitas; a Associação Educacional Quintal Mágico; e a Associação da Caridade de São Vicente de Paulo.

O grupo vencedor foi o que trabalhou com o Imepp, entidade que assiste  pessoas com deficiência intelectual e com comprometimentos específicos nas áreas cognitiva, motora, psicológica, de fala e linguagem, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os estudantes trabalharam na divulgação de eventos e das atividades feitas pelo Instituto, ajudando também na organização de um evento sobre o Dia da Consciência Negra. Eles também organizaram o Cantinho da Leitura da instituição e arquivos antigos dela, datados de 1992 a 1999.

Um dos integrantes do grupo, João Victor Andrade Gaspardi, conta que,  “com este trabalho, pudemos colocar em prática os fundamentos que aprendemos na disciplina. Mas, além disso, vimos como atitudes simples e pequenas, como o conserto de um armário, por exemplo, é visto por quem precisa de apoio como um ato gigante.”

O segundo colocado foi o grupo que trabalhou com a Associação Educacional Quintal Mágico. Os estudantes organizaram a Sala de Artes da instituição, criaram uma planilha para auxiliar no controle das turmas, e trabalharam na divulgação da Feira de Artesanato, que será no próximo dia 11, a partir das 17h15, na rua Américo Lobo, 1780, no bairro Bairu.

Já o grupo que ficou com a terceira colocação no trote solidário, foi o que trabalhou junto com a Associação dos Cegos no mapeamento do fluxo para atualização dos cadastros de doadores e atualizou o script de telemarketing da associação. A equipe também criou material para campanhas de Natal e administrou as redes sociais da instituição. “Uma das nossas propostas foi criar uma carta de agradecimento aos doadores, pois são eles que ajudam a associação a se manter. E demonstrar o quão gratos os associados são pela ajuda que recebem, nos pareceu uma boa prática”, afirma Thaís Rosa, integrante do grupo.

Com o Trote Solidário, os calouros trabalham um dos principais fundamentos da Engenharia de Produção: a responsabilidade social. Os estudantes destacaram também que, com o projeto, conheceram outras realidades para além dos muros da Universidade, e perceberam como o trabalho em equipe é importante para o desenvolvimento de projetos, principalmente, para os que envolvem organização e melhoria de processos, como os que foram criados por eles  no Trote.

 

Homenagem ao criador da Faculdade de Engenharia de Produção

O responsável pela criação do Trote Solidário é o professor Vanderli Fava de Oliveira, que ajudou a criar o curso de Engenharia de Produção na UFJF, em 2000. Ele leciona na Universidade desde 1980 e, agora, está se aposentando. Por isso, os alunos, amigos e familiares fizeram uma homenagem para ele ao final da cerimônia, agradecendo por toda dedicação e carinho que receberam dele ao longo destes 37 anos.

Vanderli Fava também ajudou na criação da Seepro, da empresa júnior Mais Consultoria Jr., e de vários projetos da Faculdade de Engenharia. O vice-diretor do curso de Engenharia de Produção, Marcos Borges, relembrou a criação do departamento. “Descia para o Rio de Janeiro junto com o Vanderli, e o único assunto entre nós era a criação deste curso. É uma pessoa rara de encontrarmos igual, mas, faremos o possível para manter o curso entre os melhores classificados nos rankings nacionais, pois, sem sua ajuda, sabemos que não teríamos conseguido.”

O professor recém aposentado disse que pretende continuar participando do quadro docente como convidado. Agradecendo as homenagens recebidas, Vanderli se emocionou. “É difícil sair, mas estou com uma sobrecarga de atividades. Eu adoro isso aqui, desenvolver projetos, ensinar e aprender com vocês. E sou eu que devo agradecer a vocês.”