Foto: Divulgação

Participantes do 1º SUMMAÊ (Foto: Divulgação)

No dia 26 de outubro, o Departamento de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu o 1º SUMMAÊ. Junção da palavra “summae” (do latim, somas) com o acento circunflexo, SUMMAÊ é um evento baseado em uma metodologia ativa de ensino, que busca a união de pessoas para o estudo de um determinado tema. A atividade possui uma peculiaridade: todos os participantes devem usar chapéu, tornando o ambiente mais lúdico, quebrando o clima da tradicional sala de aula e oferecendo mais elementos de interação.  

 

A atividade, realizada na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GV), envolveu as áreas de Radiologia, Patologia, Odontológica e Cirurgia Bucomaxilofacial. A iniciativa partiu da professora Francielle Verner, entusiasta da ideia desde que conheceu o SUMMAÊ na 52ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), através de uma palestra ministrada pelo criador da metodologia, professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB). “Desde então me encantei pelo SUMMAÊ e procurei estudar mais sobre a metodologia. Para realização do primeiro evento, procurei os alunos da Liga Acadêmica de Patologia e Cirurgia Maxilofacial para que pudéssemos realizar discussões mais aprofundadas. Imediatamente os alunos adoraram a ideia e começaram a se programar para desenvolvimento dos vídeos e escolha dos chapéus. Como a data de realização foi próxima ao dia do Halloween, resolvemos fazer o evento temático e decoramos toda a sala de aula. Os alunos entraram completamente no clima e capricharam nos chapéus”, destacou Francielle. A atividade contou ainda com a participação e apoio dos professores Sibele Aquino, Rafael Junqueira, Rose Ortega, Maurício Castro e Matheus Furtado.

 

Para o estudante Luciano Rosa Lacerda, presidente da Liga Acadêmica de Patologia e Cirurgia Maxilofacia, o método empregado foi bem aceito pelos colegas. “Essa forma diferente de ensinar e aprender foi de grande impacto e muito motivacional para todos os alunos da liga. Além disso, alunos de todos os períodos vieram nos perguntar como fariam para participar do próximo evento, pela curiosidade despertada pela possibilidade de ‘aprender brincando’”. 

 

Os vídeos produzidos pelos estudantes podem ser vistos aqui. “Foram altamente criativos e surpreenderam positivamente toda a mesa de professores, levantando uma excelente discussão sobre os temas abordados”, ressaltou a professora Francielle.

 

Ao final, os estudantes que se destacaram nas atividades propostas foram premiados com livros da Editora Elsevier.