A reunião do Conselho começou com o reitor fazendo o relato da situação das universidades que vêm sendo atacadas pelo governo. Marcus David falou sobre a situação econômica das instituições e, também, sobre a entrega do imóvel que sediará a clínica veterinária de ensino.

Abrindo os trabalhos, foi colocada em discussão a questão do controle de assiduidade e pontualidade. O conselheiro Flávio Sereno pediu a palavra e manifestou sua preocupação com o fato de a votação do ponto eletrônico acontecer antes do parecer final da comissão que estuda a flexibilização da jornada de trabalho e, portanto, pediu a retirada do tema da pauta.

O reitor defendeu a manutenção do ponto de pauta, argumentando que a própria resolução propõe que o controle de assiduidade e pontualidade só seja implantado com o fim do trabalho da comissão de flexibilização.

O representante do DCE, Arthur Avelar, defendeu a suspensão do ponto de pauta.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Maria Silva de Oliveira e Castro, lembrou que os formulários de flexibilização só não foram encaminhados em junho devido a um pedido dos técnico-administrativos na comissão, visto que o sindicato iria entrar em período de eleição.

A suspensão da pauta foi colocada em votação e a maioria dos conselheiros decidiu manter a pauta.

A professora Maria Cristina Vasconcellos Furtado, diretora da Faculdade de Medicina, foi a relatora do processo e leu seu parecer. Após o relato, a presidência da mesa colocou em discussão a proposta da minuta com as sugestões da relatoria e também de outras recebidas. Depois da discussão de vários itens, a minuta foi aprovada e, após a correção, será amplamente divulgada.

Em seguida, foi proposta e aprovada a criação de uma comissão para avaliar a situação de normatização de professores visitantes na Universidade.

Na sequência, o Conselho avaliou alguns processos de indeferimento de matrícula de alunos que recorreram da decisão junto ao Consu.

O próximo item de discussão foi a doação de equipamentos da Eletrobras para a UFJF.  O parecer favorável à doação, do relator Hélio Antônio da Silva, diretor da Faculdade de Engenharia, foi aprovado.

O último tema abordado foi sobre a nova regulamentação de resolução de cursos e concursos. O parecer do relator Eduardo Antônio Salomão Condé, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, foi favorável. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, explicou aos conselheiros a necessidade da regulamentação e dos ajustes que a comissão, da qual fez parte, acatou do parecer da procuradoria da UFJF na proposta da minuta.  Após discussão, o Conselho aprovou o relato.