Observatório da Educação buscava melhor compreender os problemas de fluxo e rendimento escolar das redes de ensino (Foto: Géssica Leine)

Quatro livros com pesquisas realizadas no âmbito do Observatório da Educação (Obeduc) estão entre os lançamentos da IV Semana da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced – UFJF). As obras serão distribuídas gratuitamente em uma sessão de lançamentos de livros, nesta terça-feira, 25, à partir de 20h30, em frente ao Anfiteatro de Estudos Sociais na Faculdade de Direito.

De acordo com o ex-coordenador do Observatório e professor da Faculdade de Educação, Eduardo Magrone, a ideia inicial do projeto, ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), era utilizar os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para melhor compreender os problemas de fluxo e rendimento escolar das redes de ensino brasileiras. Porém, isso se transformou com a passagem do tempo.

“Nos estudos de fluxo (a relação idade-série) e avaliação, percebemos que aqueles mecanismos que de fato produzem problemas de fluxo e rendimento escolar não podem ser revelados pela análise estatística. Esses dados são muito úteis, mas revelam muito pouco sobre o que de fato acontece nas escolas”, pondera Magrone.

Os pesquisadores puderam estudar o caso do Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz, em Juiz de Fora, uma escola da rede municipal de ensino criada para ser um espaço de correção do fluxo de estudantes com até três reprovações. Magrone relembra que o projeto gerou suspeitas por diferentes razões; uma delas era por abrigar alunos considerados problemáticos, vindos de várias regiões da cidade. O resultado foi surpreendente. Ficamos muito impressionados com o modo como a direção da escola e os professores encaminhavam as aulas. Percebemos, em avaliação, que o rendimento deles era superior, muitas vezes ao da rede estadual, que costuma apresentar rendimento superior ao da rede municipal”, conta o professor.

O "Caso Herval" também é destaque na nona edição da Revista A3 (Foto: Divulgação)

O “Caso Herval” também é destaque na nona edição da Revista A3 (Foto: Divulgação)

Linhas de pesquisa desenvolvidas em parceria com professores do Centro de Referência deram origem ao livro “Escola do Herval – A teimosia da esperança”, com organização de Magrone. A obra é um dos lançamentos desta terça-feira.

“O grande mérito que procuro retratar no livro é que, no Herval, não se esperava do aluno o que ele não podia dar – que ele se comportasse como um aluno de classe média. Eles procuraram lidar com alunos reais e tratar eles de forma carinhosa. A experiência acabou descaracterizada por questões de natureza política. A lição que fica é a de que é possível recuperar o aluno aparentemente perdido”, avalia.

Políticas educacionais e ensino de português entre temas abordados

Outras questões são abordadas nos outros lançamentos do Observatório da Educação, com foco na escola popular de massa. O livro “Da resistência à consciência: como construir um caminho de inclusão social por meio do ensino de Língua Portuguesa”, de Bruna Loures de Araújo Barroso, aborda a inclusão social por meio do ensino do Português. A obra é destinada a atuais e futuros professores de ensino básico, não somente de Língua Portuguesa.

A obra “Políticas educacionais” é organizada por Fernando Tavares Júnior e Luiz Flávio Neubert, integrantes do Grupo de Pesquisa em Equidade, Políticas e Financiamento da Educação Pública da UFJF. Os autores apresentam um esforço em compreender o contexto de disseminação de políticas públicas desde a implantação da Constituição Federal de 1988.

Já o livro “Bonificação educacional em Pernambuco”, de Clayton Sirilo do Valle Furtado, aborda um tema polêmico: as políticas de responsabilização dos agentes escolares das redes públicas na produção de resultados educacionais.

Interessados em adquirir os livros também podem entrar em contato com o professor Eduardo Magrone por e-mail. A IV Semana da Faced começa nesta terça-feira, 26, e segue até a quinta-feira, 28. Confira a programação completa.

Outras informações:

(32) 2102-3911 – Faculdade de Educação