Robert Almeder é professor de Filosofia na Georgia State University, nos Estados Unidos (Foto: Alexandre Dornelas)

Professor Alexander Moreira de Almeida, à direita, realizou a tradução simultânea (Foto: Alexandre Dornelas)

O professor visitante Robert Almeder ministrou na noite de terça-feira, dia 12, a palestra “Direitos Humanos. O que são? Como eles surgem e como devem ser tratados na sociedade?”. O evento  faz parte de um ciclo de conferências, ocorreu no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e contou com a tradução simultânea do professor da Faculdade de Medicina, Alexander Moreira de Almeida.

Robert Almeder é professor de Filosofia na Georgia State University, nos Estados Unidos, e é renomado na área de pesquisa em em filosofia da ciência, ética e problema mente-cérebro. Em sua palestra, explicou que, determinados direitos são inalienáveis, não podem ser violados sob pretexto algum, para garantir o bem-estar dos cidadãos e da sociedade como um todo. “Justificamos um direito inalienável por razões legais e morais. Há aparatos que auxiliam na cobrança dos direitos legais, com os morais, esta tarefa se torna mais difícil. Quando um dos direitos humanos é desrespeitado, há a prática de atos bárbaros, como guerras, repressões, desencadeando crises humanitárias.”

O professor destacou também os desafios que os direitos humanos encontram para serem cumpridos. “Esses direitos custam dinheiro e, muitas vezes, são financiados pelo governo. Se o governo não tem condições de supri-los, eles começam a ser violados. A maior preocupação dos governantes deveria ser manter uma economia estável, para garantir o cumprimento de todos os direitos dos cidadãos de sua nação.”

Se apoiando na Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, e na Declaração de Independência dos Estados Unidos,  redigida por Thomas Jefferson, em 1776, Almeder explicou que a criação dos direitos humanos possui duas hipóteses: a primeira, é a de que estes direitos  foram dados ao Homem por Deus, e, por isso, não podem ser retirados dele. E a segunda, sustenta que o próprio Homem percebeu que havia necessidades comuns a todos e que precisavam ser resguardadas. “Uma parte dos pesquisadores acredita que os direitos humanos foram criados pelo bom senso dos homens, para garantir o bem de todos, sendo, na verdade, um produto da criatividade humana na busca por um bem maior. Por isso é tão importante cumprí-los, o equilíbrio social depende destes direitos”, finalizou o pesquisador.

Esta foi a quinta e penúltima palestra realizada por Robert Almeder na UFJF, que visita os Programas de Pós Graduação em Saúde e Filosofia da instituição. A última conferência, “Felicidade humana e moralidade: uma breve introdução à ética”, será na próxima terça-feira, dia 19, às 19h, no Auditório 2 do Centro de Ciências.

Outras informações: Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes)

Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPG Saúde-UFJF)

Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPG Filosofia-UFJF)