O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 28. A reunião começou com a aprovação das atas das reuniões anteriores.

Na sequência, o reitor Marcus David fez o relato das últimas reuniões da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e trouxe a preocupação com  as novas regras orçamentárias que o Ministério da Educação (MEC) apresentou e relatou a questão da ameaça da Universidade Latino Americana (Unila). Foi  feita proposta de moção de apoio, aprovada após votação. A presidência do Consu finalizou a parte de comunicação informando sobre a renovação de contrato com a Unimed, relatado pelo pró-reitor de Assunto Estudantis, professor Marcos Freitas.

O primeiro ponto das pautas foi a análise de recursos de uma aluna sobre avaliação socioeconômica, colocado pela parecerista, diretora da Faculdade de Direito da UFJF, professora Aline Araújo Passos. O pedido foi indeferido com apenas um voto contrário.

Em seguida, foi feita a apresentação aos conselheiros do professor do Departamento de Botânica, Gustavo Soldati, para a nova direção do Jardim Botânico, substituindo o professor Daniel Pimenta, que pediu seu afastamento do cargo. Soldati foi autorizado a entrar no Conselho, acompanhado do arquiteto da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Reinaldo Lamarca, para uma apresentação do projeto. O professor falou sobre o novo plano de ações para o Jardim Botânico e de um novo conceito de espaço diante da situação conjuntural. Mencionou também sobre a importância do Jardim ficar situado num espaço de ensino, pesquisa e extensão, que deve estar voltado para a sócio-biodiversidade. O professor falou dos projetos para que, em breve, o espaço seja aberto.

O arquiteto Reinaldo explicou como a Proinfra pode dar suporte para a preparação do funcionamento do Jardim Botânico. O reitor explicou o andamento das obras e falou dos avanços que este trabalho representa. Os conselheiros Cristina Simões Bezerra (diretora da Faculdade de Serviço Social) e André Silva Martins (diretor da Faculdade de Educação) elogiaram a atuação da pró-reitoria de extensão (Proex) e equipe; os trabalhadores da Proinfra e a Administração Superior.

O próximo tema de pauta foi a apresentação do Plano Diretor de Tecnologia de Informação  (PDTI).  O Plano foi apresentado pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Propof), Eduardo Condé, e pelo diretor do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), Francisco Ferreira. O parecerista foi o diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Wilhelm Passarella Freire. Após longa discussão sobre o tema, realizada a votação, o PDTI foi aprovado por unanimidade.

O ponto seguinte foi a proposta de controle de assiduidade e pontualidade. O secretário-geral e membro da comissão, Rodrigo Coimbra, fez um relato sobre como foi o trabalho da comissão para a proposta de minuta a ser debatida, informando ao Consu que a comissão trouxe parâmetros que serão discutidos antes da implementação nas unidades acadêmicas e administrativas. O cronograma prevê para setembro a discussão nas unidades e a implementação experimental entre janeiro e fevereiro, já que em março e abril serão feitos ajustes no sistema e, entre maio e agosto, a implantação escalonada do mesmo. Diante do fato de ser apenas uma apresentação do trabalho da comissão que ainda vai apresentar uma proposta de minuta, não houve deliberação.

Na sequência, foi levado ao conhecimento dos conselheiros para aprovação um encaminhamento de duas portarias que foi feito pela Pró-Reitoria de Pró-Graduação e Pesquisa (Propp) e pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) via ad-referendum para a contratação de professor visitante para os programas de pós-graduação, o que também aconteceu com a contratação de dois professores titulares. O reitor solicitou a constituição de uma comissão do Consu para a elaboração de uma proposta de resolução para as portarias. As pró-reitoras Katia Castro e Mônica Oliveira fizeram esclarecimentos sobre como foi a ação na elaboração das portarias. O reitor colocou em votação e foi aprovada a criação da comissão que vai discutir essas portarias para que ela proponha a resolução.

A próxima pauta foi a resolução para a avaliação dos processos de progressão de professor titular. Para esse trabalho, foi criada uma comissão.

Também foi colocado em pauta o recurso de um candidato a concurso público na Faculdade de Odontologia. O Relator foi o vice diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Virgílio Cézar da Silva e Oliveira. Ele defendeu o indeferimento ao pedido. Após votação, o relatório do docente foi aprovado pela maioria.

Na sequência foi colocado em discussão o recurso de análise  de parecer socioeconômico que foi aprovado por unanimidade.

Logo em seguida, foi analisado o processo de mudança na habilitação composição musical, relatado pelo diretor do Instituto de Artes e Design (IAD), professor Ricardo Cristófaro, que obteve parecer favorável.

Por fim, foi aprovado o processo de doação de equipamentos da Eletrobras, com parecer do diretor da Faculdade de Engenharia, professor Hélio Antônio da Silva.