(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Encontro, realizado nesta quinta, na Faculdade de Comunicação, contou com a presença da vice-reitora Girlene Silva, da ouvidora Vânia Bara, da coordenadora do Cossbe, Renata Faria, e da professora da Faculdade de Enfermagem, Rosangela Greco (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Nós necessitamos uns dos outros. Podemos viver sozinhos, mas vivemos melhor se tivermos interações com outros seres humanos. E aqui na Universidade, como vivemos em uma ‘comum-unidade’, precisamos gerenciar nossas emoções para estabelecer relações que sejam verdadeiramente humanas.” Desta forma, a professora Rosangela Greco, da Faculdade de Enfermagem, abordou o tema das relações humanas durante o Ciclo de Debates sobre relações interpessoais e saúde no ambiente de trabalho. Aberto ao público, o evento teve início nesta quinta-feira, 24, no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  

Além de Rosangela, compuseram a mesa a ouvidora especializada em Ações Afirmativas, Vânia Bara, e a coordenadora de Segurança e Saúde e Bem-estar (Cossbe), Renata Faria, ambas da UFJF. Durante a abertura, a vice-reitora Girlene Silva pontuou a importância de se discutir temas relacionados à qualidade das relações no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que essa discussão possa ser dura. “Dentro da Universidade, todos estamos vulneráveis a passar por situações de assédio e insatisfação. Dessa forma, nossa pretensão com o Ciclo é trazer o debate da maneira mais democrática para todos os setores da instituição, pois juntos podemos encontrar soluções.”

Renata Faria, por sua vez, apresentou sua tese de doutorado, intitulada “O sentido da relação trabalho e saúde para os assistentes em administração da UFJF”. De acordo com ela, o trabalho no serviço público merece atenção especial, visto que contribui para a produção de um bem imaterial: a educação. Norteada pelo interesse em descobrir o sentido do trabalho para estes servidores e sua relação com saúde, a pesquisa de Renata conclui que o auto-reconhecimento, o prazer, a gestão participativa e a valorização do trabalho pelos outros são fundamentais para a saúde do assistente administrativo. “Uma das retribuições simbólicas que o servidor recebe é o reconhecimento do grupo social. Sentir-se parte de um grupo e ser reconhecido por ele traz saúde, além de fortalecer o sentimento de pertencimento ao ambiente.”

A segunda palestra será realizada no dia 21 de setembro, às 9h, no anfiteatro do Centro de Ciências, e discutirá o assédio no ambiente de trabalho. As inscrições para todas as palestras são gratuitas e podem ser efetuadas nos dias dos encontros. Será conferido certificado aos participantes. O Ciclo, que terá um encontro por mês até novembro, é organizado pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e de Assistência Estudantil (Proae), pelas ouvidorias Geral e Especializada em Ações Afirmativas e diretorias de Ações Afirmativas (Diaaf) e de Imagem Institucional da UFJF.

Outras informações
(32) 2102-3930 Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
(32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas