(Foto: Cria/UFJF)

Grupo voltou de Uberaba com oito medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze (Foto: Cria/UFJF)

Os atletas do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF) fizeram história nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), realizados em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Conquistaram 17 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e duas de bronze. Esta foi a melhor participação da equipe no Jemg, que nesta edição foi  disputado entre os dias 1º e 5 de agosto.

O professor e coordenador do Cria, Jorge Perrout,  destaca que “desde que iniciou suas atividades a Equipe UFJF tem conseguido classificar atletas para a fase nacional dos jogos escolares da juventude. Esse ano, os resultados foram muito bons, conseguimos classificar vários atletas. Mostrando que estamos no caminho certo”.

Os oito campeões de suas modalidades estão automaticamente classificados para compor a Seleção Mineira que disputará Jogos Escolares da Juventude. O evento reúne jovens entre 12 e 17 anos, de escolas públicas e privadas e é considerado a maior competição estudantil do Brasil. Neste ano, o Módulo I acontecerá em Curitiba (PR), entre os dias 12 e 21 de setembro. Já os Jogos do Módulo II serão disputados em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.

“Os resultados positivos se devem a vários fatores: a qualidade do treinamento ministrado é muito boa. O projeto conta com vários bolsistas de graduação, além de mestrandos e doutorandos. O apoio que temos recebido da Pró-Reitoria de Extensão, que nos disponibilizou bolsistas de graduação e o ônibus para transportar os atletas e bolsistas às competições. O apoio que recebemos da Faefid ,que nos disponibiliza todas as instalações e os equipamentos necessários para o treinamento. E, ainda, aos pais e familiares dos atletas que têm apoiado o trabalhos dos treinadores e a dedicação dos atletas aos treinamentos”, conclui Perrout.

Os atletas que se classificaram em segundo lugar ainda possuem chances de ser convocados para a Seleção Mineira.

Confira os resultados:
Feminino Módulo I (12 a 14 anos)
Júlia Rinco Salgado: campeã no salto em altura.
Maria Júlia Dias da Silva: vice-campeã no lançamento de disco.
Luísa Freire Campos: vice-campeã no 80m com barreiras.
Mariani Medeiros de Matos: terceira no lançamento de dardo.
Raíssa Mattos Rosa: terceira no 80m com barreiras.
Equipe composta por Raíssa, Luísa, Júlia e Mariani vice-campeã no Revezamento 4x75m.

Masculino Módulo I
Arthur Franco Januário: campeão no salto em distância e vice-campeão no 1.000m.
Wendel Matheus de Souza do Carmo: vice-campeão no Pentatlo.
João Vitor da Silva de Melo: vice-campeão no lançamento de disco.

Feminino Módulo II (15 a 17 anos)
Noemi Alves da Cruz: campeã nos 800m e 3000m.
Rafaela de Castro Pereira Diesse: campeã no lançamento de dardo.
Taynara Zancaneli de Paula: vice campeã no lançamento de dardo.
Vivian Carvalho: vice-campeã no 100m com barreiras.

Masculino Módulo II
Lucas Dias Pinheiro: campeão no 100m.
João Vitor de Oliveira Macedo: campeão no salto em distância e 110m com barreiras.
Luiz Maurício Dias da Silva: campeão no lançamento de dardo e lançamento de disco.
Pedro Henrique de Oliveira: campeão no 3.000m e vice – campeão no 800m.

Outras informações:
(32) 2102-3292 – Faculdade de Educação Física e Desportos