(Foto: Divulgação)

Luiz Maurício Dias compete por equipe da Universidade desde o início do projeto Cria, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Foto: Divulgação)

O juiz-forano Luiz Maurício Dias estreia nesta sexta, 13, no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, na Finlândia. Integrante do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dias participa da prova de Lançamento de Dardo. A competição reúne mais de 1.400 participantes de 158 países. O Brasil está representado por 20 atletas (13 mulheres e sete homens). A delegação brasileira está em Tampere, na Finlândia, desde o último dia 9.

Dias disputa sua prova com 27 atletas de outros países. Cada competidor terá três tentativas de lançamento para estabelecer as melhores marcas e estar entre os 12 melhores que irão à final, que acontece no sábado, 14. O juiz-forano conquistou a oportunidade de integrar a seleção ao bater o recorde mineiro das categorias Sub-23 e Sub-20, em abril deste ano. A marca atingida por ele superou a exigida para o Mundial.

O atleta, que integra a equipe do Cria desde a sua concepção, vê a participação no Mundial como forma de consolidar o trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória. Além disso, ele se prepara para uma etapa ainda mais acirrada. “O campeonato é uma das competições mais importantes da minha carreira até aqui e é o último antes de passar às provas da categoria adulta”, observa. Ele ainda destaca a importância de representar o Sub-20 no lançamento de dardo. “Essa é uma das categorias que requer muito cuidado, já que é praticamente a que define a carreira do atleta como profissional.”

Projeto Cria
O Cria é um projeto da Faculdade de Educação Física da UFJF. A iniciativa funciona há seis anos, é aberta público e atende jovens entre 9 e 17 anos, que recebem acompanhamento e são treinados com a oportunidade de se profissionalizarem no atletismo.

Outras informações:
(32) 2102-3292 – Faculdade de Educação Física da UFJF