Os atletas Francisco Lima e Pedro Henrique de Oliveira, do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conquistaram vitórias na Copa do Brasil de Cross Country, realizada no último final de semana, em Bragança Paulista (SP). Lima ficou em primeiro lugar na categoria sub-20, 8 km, garantindo vaga na seleção brasileira para disputar a competição continental; e Oliveira chegou ao bicampeonato da categoria sub-18, 6 km.

(Foto: Divulgação)

Projeto levou dez atletas à competição e, além das conquistas individuais, chegou ao terceiro lugar na modalidade masculina por equipes (Foto: Divulgação)

No total, o Cria participou com dez atletas, obtendo também outros bons resultados. Eberth Silverio e Amanda Oliveira, na categoria adulto, 10 km, ficaram em terceiro nas modalidades masculino e feminino, respectivamente; e Noemi da Cruz também chegou em terceiro na categoria sub-18, 4 km. O Cria ainda chegou ao terceiro lugar na modalidade masculina por equipes. Os resultados garantiram a melhor participação do Cria/UFJF em competições nacionais.

A Copa do Brasil foi seletiva para o Campeonato Pan-Americano, marcado para o próximo dia 17, em El Salvador. Francisco Lima estará na seleção brasileira. O atleta começou no atletismo há 7 anos e, durante a preparação para a Copa do Brasil, o jovem fez um camping de treinamento no Quênia, que, segundo ele, o ajudou muito para alcançar essa conquista. Agora, selecionado para representar o Brasil, o atleta espera “correr tranquilo para manter o bom nível e realizar uma boa prova.”

O coordenador do Cria e um dos treinadores da comissão, Jorge Perrout, afirma que a participação em competições como a Copa do Brasil é etapa final do treinamento e que o bom resultado apresentado pelos atletas coroa o empenho e dedicação durante o processo de preparação.

O Cria é um projeto que funciona há 6 anos, é aberto ao público e atende crianças que são acompanhadas por professores e alunos da Faculdade de Educação Física da UFJF. Para além das premiações, o treinador destaca que projetos como o Cria são importantes para a formação do jovem. “O nosso centro oferece um crescimento não só de atletas, como também de seres humanos conscientes, que convivem com virtudes como trabalho, disciplina e foco no objetivo, proporcionadas pelo esporte.”

Outras informações:
2102-3292 – Faculdade de Educação Física da UFJF