oportunidades1Sabe aquela vontade de fazer acontecer, de começar algo novo, com mais ânimo, sempre que um novo semestre letivo está prestes a começar? Estudar uma disciplina optativa fora do próprio curso pode ser uma maneira de descobrir novos conteúdos e complementar o currículo acadêmico.

Na UFJF, há disciplinas optativas comuns a todos os outros cursos nas quais é possível realizar matrícula sem pré-requisitos. Para participar, basta o aluno verificar o número de vagas disponível e fazer a inscrição junto à coordenação do seu próprio curso na próxima quarta-feira, 9 de agosto. Veja abaixo opções bastante procuradas pelos estudantes.

Sociais Aplicadas

Atriz há 30 anos, a professora Márcia Falabella abordará linguagem teatral (Foto: Stess Panissi/Letícia Abdalla)

Na Faculdade de Comunicação, o início do semestre contará com a novidade da optativa “Seminário Integrado em Comunicação e Artes II” (código CA031). A disciplina busca discutir a linguagem teatral e é ministrada pela professora e atriz Márcia Falabella. São 15 horas de carga e as aulas vão de 28 de agosto a 1º de setembro, das 14h às 17h, na Facom. É preciso fazer a leitura prévia de “Breviário de Cena”, disponível em cópia na xerox da faculdade e no Forum da Cultura. “O teatro traz para o cidadão uma vivência da realidade. É um espelho da vida”, destaca Marcinha.

Dentre as disciplinas optativas oferecidas pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFJF), uma das mais  procuradas é Administração Pública (código CAD060). As aulas estão marcadas para as quintas-feiras, das 21h às 23h, e às sextas, das 19h às 21h na FACC. Além dessa, Gestão do Agronegócio (CAD064) também é ofertada a alunos de todos os cursos com aulas que acontecem às quintas das 19h às 21h, e às sextas, das 21h às 23h na FACC. Ambas são ministradas pelo professor Paulo do Carmo Martins.

Ciências Humanas

Na Faculdade de Letras, segundo a coordenadora Aline Fonseca, as disciplinas optativas mais procuradas são de Literatura. Alunos de todos os cursos podem se matricular em Literatura Brasileira I e II (códigos LEC012 e LEC013), Literatura Portuguesa I e II (códigos LEC016 e LEC017), e Estudos Comparados de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, sob o código LEC314. Assim como as demais aqui listadas, não há pré-requisito, basta verificar a existência de vagas e solicitar a matrícula em sua própria coordenação. Os horários podem ser consultados nos planos departamentais pelo Siga.

Para o estudante do 7º período do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design Diogo Silva, cursar a matéria“Estudos Comparados de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa” foi um grata surpresa. “Me abriu muitas portas e aguçou minha visão do continente africano. Por ter feito intercâmbio em Portugal, convivi com intercambistas das colônias portuguesas, mas não conhecia sua cultura. Desta disciplina, eu tive a inspiração de criar um curta metragem sobre uma lenda africana, e claro, colaborar com a representatividade negra nas minhas produções.”

Outro curso bastante procurado nas Ciências Humanas é o de Psicologia e, entre as disciplinas optativas comuns para este semestre, estão: “Teorias da Personalidade II” (PSI044) e “Psicologia Social IV” (código PSI061). Estudantes de todos os cursos podem solicitar vaga aos seus próprios coordenadores. Marina Urbieta Barbosa, do 6º período de Jornalismo, conta que a matéria “Teorias da Personalidade II” ampliou seus horizontes. “A disciplina aumentou meu leque de conhecimentos que vão me ajudar no futuro e, se eu me aprofundar mais, pode contribuir, quem sabe,  no mercado de trabalho”.

Biológicas

Daniel Pimenta é um dos professores responsáveis pela disciplina

Daniel Pimenta é um dos professores responsáveis pela disciplina Gestão Ambiental (Foto: Natália Ferreira)

No Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), “Gestão Ambiental” (código BOT074) ministrada pelos professores Fabrício Alvim Carvalho, Daniel Pimenta e Gustavo Soldati, tem grande número de interessados. De acordo com Carvalho, a disciplina aborda princípios de política públicas de meio ambiente em nível global, estadual e municipal e questões gerais sobre poluição, degradação e preservação ambiental. O conceito de sociobiodiversidade também é trabalhado e, segundo Carvalho, refere-se a “importância de reservas indígenas, agricultura orgânica e modelos para a preservação de diversidade atrela a necessidade do homem de ocupar o espaço”.  As aulas ocorrem às terças-feiras, das 14h às 17h, na sala 3A do ICB.