De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, 32 milhões de pessoas vivem com câncer no mundo todo. Esse é o motivo do grande investimento em pesquisas no ramo de medicamentos para o tratamento da doença. Devido à importância do tema, o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá um workshop em Química Medicinal nos dias 25 a 28 de julho. A programação contará com duas pesquisadoras internacionais: Lena Ruiz Azuara e Susan Berners-Price, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e da Griffith University, na Austrália.

“O contato é fundamental tanto para alunos, quanto para professores da área. A troca de conhecimentos e ideias é que nos faz ir além nas nossas pesquisas. O PPG Química da UFJF também ganha muito na sua busca por internacionalização”, pontua o organizador do evento e professor do PPG, Luiz Antônio Costa. O programa de pós-graduação possuiu o conceito 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes), que atribui esta nota a cursos de excelência em nível nacional. “Este curso é também uma forma de mostrar aos pares o quanto temos crescido e que não há limites para quem está na pesquisa, mesmo em face ao momento difícil em que o país se encontra.”

Susan irá ministrar um seminário no dia 28 sobre o processo de desenvolvimento da Casiopeína-III, um complexo de cobre com atividades antiproliferativas e antitumorais projetado para atuar através de mecanismos de ação alternativos diferentes dos já existentes.  O composto foi bem caracterizado no teste pré-clínico e na análise farmacocinética e, agora se encontra na fase I de testes clínicos.

Já a participação de Lena Ruiz será ministrar um minicurso de 12 horas, nos dias 25 a 27, sobre “Química Inorgânica Medicinal”. A professora ainda palestrará, no dia 28, sobre “Mecanismos de ação de compostos mistos de cobre sobre linhas cancerosas e parasitas”.

Sobre o evento

O workshop é voltado especialmente para os alunos de Química, Farmácia, Medicina, ou outras áreas afins, sejam de Pós-Graduação ou mesmo de graduação. O evento é gratuito e terá as inscrições para o minicurso abertas até sexta-feira, 21, sendo enviado uma mensagem de interesse por e-mail. Para a participação no seminário não é necessário inscrição.

Todas as atividades serão realizadas na sala S209 do prédio novo do Instituto de Ciências Exatas. A participação das pesquisadoras será feita em inglês ou espanhol, de acordo com a preferência da maioria dos participantes, havendo suporte de tradutor somente nas perguntas do público.

Mais informações

E-mail para inscrição: maristela.meller@ufjf.edu.br