Reunião na tarde desta terça-feira, 20, na Pró-Reitoria de Infra-Estrutura, acertou os últimos detalhes para o bom andamento do evento (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe neste domingo, dia 25, a Ação Nacional de Combate ao Câncer “Troque o Medo por Esperança”. A campanha, que acontece simultaneamente em diversas capitais e grandes cidades de todo o país, será sediada na Praça Cívica, das 8h às 13h, e tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença.

Em Juiz de Fora, a iniciativa é coordenada pelo professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFJF e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Alexandre Ferreira de Oliveira, e conta com o suporte de diversos parceiros, como a UFJF, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer), o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e as Forças Armadas. Neste sentido, na tarde desta terça-feira, dia 20, o Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, e o  Pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, se reuniram com os representantes da organização para deliberar acerca da estrutura necessária para o bom andamento do evento.

A expectativa é que cerca de quatro mil pessoas passem pela Praça Cívica durante toda a manhã de domingo. O local será palco de diversas ações de prevenção do câncer, como orientações nutricionais, aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), esclarecimento de dúvidas sobre a doença, atendimento no ônibus da Ascomcer e atividades físicas.

A ideia é reunir diversos departamentos da UFJF em prol de um objetivo comum. Oito tendas irão concentrar ações de atendimento ao público desenvolvidas por docentes e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Educação Física, além de representantes discentes das Ligas Acadêmicas de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFJF e da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (Suprema).

Visando a prevenção de demais doenças, a PJF vai disponibilizar um posto de vacinação, aplicando vacinas contra Hepatite, HPV, Febre amarela e Antitetânica (é importante que os interessados levem cartão de vacinação). O evento é gratuito, aberto ao público e conta, ainda, com apresentações culturais.

A campanha

O câncer, atualmente, é a 2º causa de morte dos brasileiros e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que até 2030 serão mais de 27 milhões de casos. O dia 27 de novembro foi instituído pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Em 2018, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) escolheu o dia 25, por ser um domingo, para a mobilização nacional em prol da prevenção e combate da doença.

De acordo com o professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFJF e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Alexandre Ferreira de Oliveira, para o combate ao câncer é preciso falar sobre o assunto. Segundo Oliveira, a informação é o caminho para que as pessoas percam o medo do diagnóstico e saibam como detectar a doença o quanto antes. “Essa ação visa chamar a atenção para uma patologia que, a partir de 2030, vai ser a principal causa de morte no mundo. Nosso objetivo é incentivar hábitos saudáveis a fim da prevenção e compartilhar conhecimentos para que os pacientes não tenham receio do diagnóstico e busquem os profissionais adequados para o tratamento precoce”.

Saiba mais sobre a campanha: https://www.troqueomedoporesperanca.com.br