Paula Silva de Carvalho Chagas; Eduardo de Castro Assis; Rosa Maria de Carvalho; Cláudia Helena Cerqueira Mármora e Jaqueline da Silva Frônio (Foto: Divilgação)

Cinco professores da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facfisio – UFJF) vão participar do World Confederation for Physical Therapy Congress 2017. Neste ano, o evento acontece entre os dias 2 e 4 de julho, na Cidade do Cabo, África do Sul. O congresso é o mais importante encontro da área de Fisioterapia no mundo.

Estarão presentes como ouvintes e para apresentação de trabalhos, os docentes Cláudia Helena Cerqueira Mármora; Jaqueline da Silva Frônio (que também é vice-diretora da faculdade); Paula Silva de Carvalho Chagas e Rosa Maria de Carvalho. O professor Eduardo de Castro Assis também participará como ouvinte.

A oportunidade que os professores terão de renovar conhecimentos é destacada pela diretora da Faculdade de Fisioterapia da UFJF, Maria Alice Junqueira Caldas. “Eu chamo atenção para a importância de os professores participarem de pelo menos um evento por ano, nem que seja nacional, porque isso oxigena. O docente sai da sua casa, faz discussões de como as coisas acontecem em outros espaços, outras instituições”, diz a diretora que ressalta a participação ativa de professores da faculdade em eventos da área.

Para Maria Alice Caldas, participar desses congressos tem uma grande importância para a formação do professor. Ela afirma ainda que essa é uma oportunidade para criar novos contatos. “É muito ruim o professor que trabalha há dez anos, vinte anos, sempre fazendo a mesma coisa, sempre baseado nas mesmas literaturas, sempre com as mesmas experiências. Para que o professor inove, os contatos são muito importantes. Eu posso ter contato pela internet, com a literatura, com o que está acontecendo, mas não podemos tirar a importância dos momentos pessoais, de estar de forma física em outros espaços para contatos pessoais com outras pessoas”, conclui.

Trabalhos apresentados contam com temáticas variadas

Os professores da Faculdade de Fisioterapia irão levar produções acadêmicas com diferentes temas ao congresso internacional. Desenvolvimento de crianças que passaram pela terapia intensiva neonatal, qualidade de vida de jovens com fibrose cística (doença genética que danifica os aparelhos digestivo e respiratório e as glândulas de suor) e avaliação da ansiedade de performance em alunos do curso de Música antes de apresentações, estão entre os temas abordados.

Outras informações: (32) 2102-3843 – Faculdade de Fisioterapia