Centro de Ciências - Ciro Cavalcanti

Centro de Ciências já se destaca como um dos maiores complexos de divulgação científica do país (Foto: Ciro Cavalcanti/UFJF)

“Nossa proposta é levar o conhecimento científico para todos, de forma lúdica e interativa.”

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugura hoje, dia 3 de julho, as novas instalações do Centro de Ciências, que já desponta como um dos complexos de divulgação científica mais completos do país. Agora, há poucos dias da concretização deste marco não apenas para a Universidade, como também toda a comunidade que terá acesso livre ao espaço, muitas dúvidas surgem. As atrações do Centro e os horários de funcionamento são os maiores alvos de curiosidade — confira nesta matéria tudo que o local passa a oferecer a partir da próxima semana.

Com três mil metros quadrados distribuídos em quatro andares, o Centro tem capacidade para mais de 700 pessoas. “Tenho certeza que as pessoas irão se surpreender com o grande número de atividades que dispomos”, ressalta o diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira. “Nosso novo prédio terá muito mais opções e oportunidades de recebimento dos visitantes de toda a sociedade, consolidando o Centro de Ciências e a UFJF como um dos maiores polos de Educação Científica do país. Nossa proposta é levar o conhecimento científico para todos, de forma lúdica e interativa.”

Telescópio fixo de 20 polegadas é o maior do Centro (Foto: Ciro Cavalcanti/UFJF)

Exposições e Observatório Astronômico

O Centro de Ciências contará, logo em sua inauguração, com sete atrações. Dentre estas, seis são fixas e transitam pelas mais diversas áreas. No campo da biologia, figuram as exposições “Célula ao Alcance da Mão” e o Espaço Interativo do Museu de Malacologia. Já na área da Química, se destaca a Tabela Periódica Interativa, que, com o auxílio da tecnologia, nos ajuda a entender a história dos elementos químicos e seus papéis em nosso cotidiano. Referentes à astronomia, estão o aguardado Observatório Espacial e a sala de exposição do Museu de Arqueoastronomia. O primeiro é dotado de um telescópio fixo de 20 polegadas, além de dez telescópios móveis, incluindo um específico para observação do Sol. E o céu não é o limite: através dos demais aparelhos, também será possível observar estrelas, lunações, crateras lunares e planetas do nosso sistema solar, por exemplo.

O Centro ainda contará com a exposição Aprenda Brincando, que disponibiliza experimentos interativos de física, que demonstram os conceitos da área através de materiais recreativos. Além das atrações fixas, o Centro conta com um salão que poderá receber exposições itinerantes. Atualmente, o espaço contará com a exposição Energia Nuclear, que é uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e permanecerá até o fim de 2018. Ela conta com experimentos que permitem os visitantes ver, na prática, as teorias estudadas na física nuclear.

Instalações do Centro se abriram ano passado para sediar eventos da emana de Divulgação Científica (Foto: Géssica Leine/UFJF)

“É impossível destacar uma atração dentre tantas áreas que são abordadas. Acredito que esse seja o grande diferencial do Centro: são diversos saberes misturados, que permitem um extenso passeio pela ciência que pode levar um bom tempo”, comenta Eloi Teixeira.

Laboratórios e auditórios

A estrutura do Centro ainda abarca três auditórios, quatro laboratórios de ciências e sala de informática. Parte das instalações já foi utilizada durante a Semana de Ciência e Tecnologia do ano passado, para eventos como a Feira de Ciências, Mostra de Extensão e apresentação de trabalhos do Seminário de Iniciação Científica, atendendo não apenas alunos e professores da UFJF, como também estudantes de escolas de ensino fundamental.

Lançamento de livros

Intitulado “Ensino de ciências com brinquedos de baixo custo”, um dos livros que será lançado tem como foco os professores do Ensino Fundamental e busca disponibilizar formas alternativas de ensinar ciência para crianças de 6 a 11 anos. Os outros dois livros que serão lançados são compêndios de textos das Jornadas de Divulgação Científica, evento que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com uma linguagem acessível ao público, o grande objetivo é, a partir das temáticas de cada edição, fomentar na sociedade aquilo que tem sido produzido de ciência nos meios acadêmicos. Os volumes são intitulados “Ciência em dia: jornadas de divulgação científica” e “Ciência alimentando o Brasil”.

Salões já estão montados com exposições que serão abertas ao público (Foto: Ciro Cavalcanti/UFJF)

Visitas guiadas

Todas as visitas contarão com mediadores, que auxiliarão os visitantes durante as mesmas. A mediação será feita por estudantes da Universidade que são inscritos nos cursos que dialogam com os temas das exposições.

Funcionamento

O Centro funcionará, no mês de julho, de terça a domingo, somente para visitas espontâneas. A partir de agosto, os horários se manterão, mas serão intercaladas as visitas espontâneas e agendadas. Os diversos horários são  uma forma de manter acessível uma das missões da universidade, segundo Eloi. “Se há produção de conhecimento na Universidade, é nossa obrigação levá-lo à sociedade. A construção de um Centro de Ciências que permanece disponível ao público é a melhor forma de juntarmos uma grande quantidade de conhecimento para uma divulgação científica de qualidade.”

A inauguração acontece nesta segunda-feira, 3, às 19h, para convidados. A partir de terça feira, os horários abaixo entram em vigor:

visitas

Confira quadro de funcionamento