Espaço é parte do Museu de Malacologia da UFJF (Foto: Caique Cahon)

Quando vamos à praia, é comum vermos crianças e até adultos abaixados pegando conchas na areia. No entanto, a maioria das pessoas que têm esse hábito não imagina o quanto de ciência que se tem por trás das suas formas e cores. Para trazer ao conhecimento do público um pouco do que é estudado no ramo da malacologia, ramo da zoologia que estuda os moluscos, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) — que será inaugurado nesta segunda-feira, 3, às 19h — contará com o Espaço Interativo Professor Maury Pinto de Oliveira, parte do Museu de Malacologia da UFJF.

De coletas na praia até um acervo de 45 mil conchas

O Museu de Malacologia nasceu a partir da curiosidade do médico Maury Pinto de Oliveira. Em 1950, quando atuava na Marinha do Brasil, iniciou uma coleção de conchas coletadas em praias da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói. Com o aumento do seu acervo, foi crescendo também a interesse por conhecimento teórico na área da malacologia, o que o levou a adquirir uma considerável quantidade de bibliografias especializadas.

Quando a coleção já somava oito mil conchas de todas as partes do mundo, em 1966, Oliveira doou para a UFJF todo seu acervo, sob a condição de permanecer como administrador até a sua morte. A instalação de um laboratório e, mais tarde, de um prédio, despertou o interesse de muitos, o que gerou mais coletas e doações para o acervo. Em 2002, foi criado o Núcleo de Malacologia da UFJF e, atualmente, o acervo conta com cerca de 45 mil conchas.

Espaço interativo

Com a inauguração do Centro de Ciências, o núcleo receberá em seu Espaço Interativo visitas, tanto espontâneas quando agendadas, de interessados no tema. As visitações já aconteciam no prédio do museu no ICB, entretanto, não comportavam a demanda de cerca de 500 pessoas por mês, como afirma a coordenadora Maria Alice Allemand. “O nosso espaço não tinha a estrutura ideal para receber as visitas, principalmente das escolas. Agora, aqui no Centro de Ciências, temos um espaço confortável para a exposição do material, para atividades lúdicas e, ainda, contamos com a ajuda de mais bolsistas para a orientação do público.”

O Espaço Interativo contará com parte do acervo e funcionará como extensão do museu. Além das conchas e do material de explicação, também haverá jogos e contação de histórias com fantoches para crianças. Os horários de funcionamento serão os mesmos do Centro de Ciências.  Confira abaixo:

horários das visitas no Centro de Ciências