O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (Consu/UFJF) reuniu-se nesta quinta-feira para debater e tomar mais algumas importantes decisões para o meio acadêmico.

Iniciada a reunião, o reitor Marcus David propôs a aprovação de nota do Conselho Superior da UFJF em apoio a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que sofreu intervenção na escolha de seus dirigentes.

A seguir, a vice-reitora Girlene Alves comentou sobre a ocupação da Fazenda Liberdade, em Coronel Pacheco. A professora falou da nota feita pela UFJF e pelo IF Sudeste que manifestou apoio. A nota, que foi lida aos conselheiros, fez referência às atuações que a UFJF tem em vários projetos que colaboram com as políticas voltadas para o campo. Foi comentada também a nota publicada no site da UFJF elaborada pela Pró-Reitoria de Extensão, que, de maneira similar, manifestou a preocupação e o relevante papel das universidades públicas no debate da questão agrária, neste caso na Zona da Mata Mineira.

Posteriormente, foi colocada em discussão a aprovação das contas da Fadepe, bem como o seu recredenciamento. O relator foi o diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva. Após ampla discussão, o relatório foi aprovado por maioria.

Na sequência, a pauta em debate foi a abertura das reuniões do Consu para a comunidade acadêmica. O reitor sugeriu a formação de uma comissão para discutir a questão que é uma demanda que consta na proposta da atual gestão. Vários conselheiros elogiaram a iniciativa da Administração Superior e aprovaram, por unanimidade, a formação da comissão.

O próximo ponto de pauta foi a votação para indicar o nome da enfermeira do Hospital Universitário Valesca Nunes dos Reis para ocupar o cargo de ouvidora da UFJF. Os conselheiros aprovaram a indicação por unanimidade.

O prazo de 30 dias para que as comissões constituídas no Consu terminem seu trabalhos foi sugerido pelo Reitor na sequência da reunião. Os conselheiros aprovaram também por unanimidade.

A parte final da reunião foi dedicada a algumas comunicações. O diretor da Faculdade de Engenharia agradeceu o apoio da Diretoria de Imagem Institucional no evento Engenharia de Portas Abertas. O representante da Apes falou do movimento que vem sendo organizado para a greve geral. O mesmo com o representante do Sintufejuf, que falou da assembleia da categoria, agendada para o próximo dia 19, preparando a participação na greve geral.