stsfs

A militante trans Bruna Leonardo e o aluno trans Nicholas Rodrigues, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFJF, expuseram suas perspectivas

Os desafios e perspectivas da vida de pessoas trans e o papel do Direito junto a estas foram tema da mesa “O Direito na vida das pessoas trans”, que integra a II Semana Jurídica, realizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na ocasião, a militante trans Bruna Leonardo e o aluno trans Nicholas Rodrigues, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFJF, expuseram suas perspectivas.

O espaço de discussões possibilitou que os presentes, membros de segmentos distintos, pudessem esclarecer dúvidas e se expressar acerca da vida das pessoas trans. Aspectos de abordagem nacional, como o fato de o Brasil ser o país no qual mais trans são assassinados anualmente e a alta presença da prostituição junto a esta comunidade, dividiram espaço com temas de âmbito local, como a campanha da UFJF “Libera o Meu Xixi’ – que prevê que as pessoas usem os banheiros da instituição de acordo com o gênero com o qual se identifica – e o trato dado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora a estas questões.

Dentre os temas abordados, estiveram as dificuldades encontradas por Bruna Leonardo para alterar judicialmente seu nome. Segundo o relato da militante, as disputas duraram cerca de seis anos, em meio a processos burocráticos, o que foi confirmado por presentes que acompanharam as tramitações. Bruna questionou preconceitos e a disposição dos responsáveis jurídicos pelas alterações, e ressaltou a importância que apoiadores de sua causa, muitos relacionados à Faculdade de Direito da UFJF, tiveram na ocasião.

O coordenador noturno do Diretório Acadêmico Benjamin Colucci (Dabc), Talles Bhering, ressaltou a importância das discussões ali presentes: “Para nós do Diretório Acadêmico é muito importante fazer discussões que não estão na sala de aula, ou que estão de maneira reduzida ou tímida. Falar sobre minorias é interessante para cumprir a função social da universidade pública.” Bhering avaliou a relevância do tema das minorias na formação acadêmica: “Nós temos de fazer as discussões se quisermos formar pessoas do Direito que vão atuar de forma mais justa e digna com relação às minorias.”

Palestras
A II Semana Jurídica é organizada pelo Dabc e tem duração entre os dias 5 e 9 de junho. As palestras são ministradas sempre das 14h às 21h, no auditório da Faculdade de Direito da UFJF, no segundo andar. As inscrições, abertas ao público em geral, podem ser realizadas presencialmente antes do início do evento. Os não cotistas devem pagar taxa de R$ 25. Já cotistas de renda e beneficiários de apoio estudantil ou de outros programas sociais pagam R$ 15. Os valores podem ser pagos na hora ou depositados no Banco do Brasil, na conta corrente do Dabc, número 2244-6, agência 2995-5, CNPJ: 02411385000108; e o comprovante encaminhado para o e-mail  semanajuridica.dabc@gmail.com. Serão emitidos certificados para quem comparecer a, no mínimo, 50% das atividades.

Confira a programação completa

Efetue aqui a sua inscrição

Outras informações:
II Semana Jurídica no Facebook