“Eu adorei correr e saltar. Quero voltar aqui com meu pai” afirmou o estudante Ian Lopes (Foto: Iago Medeiros)

Os visitantes puderam vivenciar algumas das principais modalidades do atletismo, como o salto em distância (Foto: Iago Medeiros)

A Faculdade de Educação Física (Faefid) e o Jardim Sensorial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam na manhã de hoje, dia 2, a visita de 30 estudantes da Escola Estadual Maria das Dores de Souza, localizada no Bairro Santa Helena. No turno da tarde, outro grupo de alunos da mesma instituição, que se dedica exclusivamente à educação de pessoas com deficiência, virá à Universidade.

A professora de Educação Física e idealizadora da iniciativa, Beatriz Gomes de Souza, conta que nas últimas semanas tem trabalhado as várias modalidades do atletismo com os alunos da Escola Estadual. “Através das aulas de educação física tento estimular os vários sentidos deles. Como sou ex-aluna da Faefid, fiz contato para agendar a visita dos meninos à UFJF. Aqui já treinaram atletas profissionais, olímpicos e paralímpicos, por isso resolvi trazer os estudantes. A vinda à Universidade é um incentivo para eles!”

Os visitantes puderam vivenciar algumas das principais modalidades do atletismo, como a corrida (Foto: Iago Medeiros)

Cerca de 30 estudantes da Escola Estadual Maria das Dores de Souza visitaram o campus nesta sexta, 2 (Foto: Iago Medeiros)

Os visitantes puderam vivenciar algumas das principais modalidades do atletismo: corrida, salto em distância, arremesso de peso, lançamentos de disco e de martelo. “Eu adorei correr”, disse o estudante Ian Lopes, 21 anos. “Eu adorei correr e saltar. Quero voltar aqui com meu pai”, completou o outro aluno, Elias da Costa Silveira,  17 anos.

O professor de Atletismo da Faefid, Guto Rodrigues Pereira, destaca que o esporte é um importante meio para a reabilitação física, psicológica e social. “O atletismo é multidimensional e a prática desse esporte pode colaborar muito no desenvolvimento. Atividades como esta são muito importantes. No nosso país, ainda se investe muito pouco nas pessoas com deficiência.”

Após a visita à Faefid, os 30 estudantes conheceram o Jardim Sensorial da UFJF, e tiveram a oportunidade de aguçar os sentidos pouco explorados no cotidiano.

Outras informações e agendamento de visitas à UFJF: visitas@comunicacao.ufjf.br