O Portal da UFJF preparou uma tabela com o ponto de corte de todos os cursos da instituição, oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nas últimas quatro edições. Foi considerada a nota mínima somente da primeira chamada do processo seletivo.

Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, de acordo com o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos. Mas, por meio da lista, o candidato pode identificar se o curso de seu interesse teve alta ou queda na pontuação mínima para aprovação e ainda saber se sua nota está dentro da média histórica das quatro edições.

As inscrições começaram na segunda-feira, 29 e vão até quinta-feira, 1º de junho. Somente após o período de inscrição no sistema, será divulgada a pontuação final necessária para cada curso nesta seleção. Diariamente, durante esse período, o sistema também publica a nota mínima de cada curso. Com isso, o candidato pode alterar sua escolha, caso perceba que há aumento da nota.

Histórico

O curso de Ciências Biológicas (grupo E) é um caso de elevação da nota. De 2014 a 2017, a pontuação variou entre 670,1 e 707,78.

Engenharia Elétrica (grupo C) caiu mais de 28 pontos, de 758,8 para 730,18. Todos os grupos de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Juiz de Fora, também tiveram queda nos últimos três ou quatro anos.

Em Juiz de Fora e em Governador Valadares, Nutrição se tornou mais concorrido neste ano, de acordo com a tabela.

Confira a lista de todos os cursos.

Nota mais alta

Na primeira edição do Sisu em 2017, Medicina se confirmou como o curso de maior nota de corte. O candidato que optou pelo grupo C (ampla concorrência) precisou fazer, no mínimo, 804,16 pontos para passar em Juiz de Fora e 793,01 em Governador Valadares.

Entre os que tiveram menor exigência de nota ficaram os cursos como o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, oferecido no campus de Juiz de Fora, com 611,52 pontos (Grupo A), e Filosofia, curso oferecido no mesmo campus, com a exigência de 609,07 pontos (Grupo A – ensino médio em escola pública, renda e raça autodeclarada).

UFJF no Sisu

O resultado do Enem permite aos participantes, desde que não tenham zerado a prova de redação, concorrer a uma das 1.330 vagas disponíveis na UFJF e em outras instituições públicas de ensino superior. Para tanto, é preciso realizar inscrição, via internet, no Sisu, e escolher um curso da UFJF.