Bolsas têm duração de 12 meses e cada orientador pode solicitar uma em cada programa, devendo ser apresentados projetos diferentes (Foto: Visual Hunt)

Estão abertas as inscrições para os editais para bolsas de Iniciação Científica dos programas Pibiti (2016-2017) e Pibic (2017-2018) nas Ações Afirmativas do CNPq e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As submissões, que deverão ser realizadas pelos orientadores no Siga, serão recebidas até o dia 8 de junho.

Cada orientador poderá solicitar uma bolsa do Pibiti e outra pelo Pibic, desde que apresentando dois projetos diversos. As bolsas têm duração de 12 meses (de 1º de agosto de 2017 a 31 de julho 2018), compreendendo o valor mensal de R$ 400 por aluno.

Pibiti
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit/CNPq/UFJF) tem como foco estimular os graduandos nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Junto do preenchimento do formulário de inscrição disponível no Siga, o orientador deverá anexar os documentos requeridos pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), especificados no edital. Pesquisadores com bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq terão precedência em relação aos demais candidatos.

Pibiti

Encerramento das Inscrições

08/06

Divulgação da Pontuação

27/06

Pedido de Recurso

28 a 29/06

Indicação do Aluno

28/07

Data Limite para Indicação do Aluno

30/08

As substituições e cancelamentos do aluno deverão ser solicitados até o dia
10 de cada mês, à exceção dos últimos três meses, quando não poderá haver substituição. O edital destaca ainda que não haverá pagamento retroativo àqueles alunos indicados após os dias 29 de junho (para o Pibiti) e 07 de agosto (para o Pibic) e, não sendo preenchidas até a data limite da indicação, a bolsa será disponibilizada a outro orientador. O mesmo se aplica às bolsas do Pibic.

Pibic
O Programa Pibic nas Ações Afirmativas é uma ação que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas, ou seja, que ingressaram na UFJF por meio de cota racial ou social, a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.

Assim como na inscrição do Pibiti, os pesquisadores deverão anexar em sua requisição no Siga os documentos necessários, detalhados no edital.

As bolsas disponíveis serão distribuídas entre as áreas de pesquisa (Ciências Exatas; Ciências Biológicas; Engenharias e Computação; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes), e os projetos submetidos serão avaliados pelos comitês assessores, conforme critérios próprios de cada campo do conhecimento.

Os projetos recomendados, mas não contemplados com bolsas, poderão contar com alunos voluntários, no mesmo número de bolsas requisitadas na submissão, pelo programa VIC.

Pibic

Encerramento das Inscrições

08/06

Divulgação da Pontuação

28/06

Pedido Recurso

29 a 30/06

Indicação do Aluno

07/08

Data Limite para Indicação do Aluno

30/08

“É importante ressaltar a necessidade de submeter as propostas com o máximo de antecedência, evitando imprevistos de última hora”, recomenda a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF,
Mônica Ribeiro de Oliveira.

Os pedidos de recursos das pontuações poderão ser realizados pelos orientadores, também, no Siga, nas datas especificadas nos editais (28 a 29 de junho para o Pibiti e 29 a 30 de junho para o Pibic).