Operação Tequila

Operação Tequila se apresenta com Tributo a Los Hermanos (Foto: Divulgação)

O projeto Som Aberto volta com tudo em 2017 para sua primeira edição do ano no próximo sábado, dia 27 de maio, a partir das 14h, na Praça Cívica da UFJF. O evento realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF se propõe a oferecer diferentes atividades culturais, como música, artes plásticas, dança, moda, literatura e gastronomia, e já se consolidou como um dos principais eventos culturais de Juiz de Fora.

Para esta primeira edição de 2017, o Som Aberto contará com a apresentação das bandas Operação Tequila (Tributo a Los Hermanos), Visco e Inoutside, além do DJ Tomate no comando da pista. Ao longo da edição haverá ainda caricatura ao vivo com o chargista Mário Tarcitano, arte para crianças e adultos com o Laboratório de Criação Livre em Artes, Ateliê das Artes (Pentagrama – Cavalete de Rua), oficina de dança (zumba) com a Academia Feminina Simetria, circo com a Oficina de Vivências do Amplitud e o espetáculo de rua do Grão de Circo. Além disso, o público contará com food trucks e o Grand Bazar com mais de 90 expositores de produtos diversos.

Juventude e experiência

Inoutside será a primeira atração a subir no palco (Foto: Divulgação)

Inoutside será a primeira atração a subir no palco (Foto: Divulgação)

Primeira banda a se apresentar nesta edição do Som Aberto, a Inoutside mistura, em um só repertório, músicas de variadas vertentes do rock, que passam por bandas como Rise Against, The Pretty Reckless, Royal Blood, Three Days Grace e Linkin Park. Do gênero alternativo ao mais distorcido, o trio promete apresentar um repertório predominantemente autoral para o seu show. “Nosso plano, atualmente, se resume a gravar e tocar nossas próprias músicas. Esperamos que muitas pessoas possam assistir ao nosso show no Som Aberto”, afirma Mariana Campello, vocalista e guitarrista da Inoutside.

Segunda a subir na Concha Acústica, a Visco é uma das bandas mais conhecidas dentro do cenário musical juiz-forano. Seu repertório ficará por conta de músicas do primeiro disco (Visco Um, 2012), do EP lançado em outubro do ano passado (Superficial) e também covers e releituras de bandas influenciadoras. Segundo Jean Rocha, guitarrista, a banda se sente honrada em participar do evento e espera que possa conquistar novos fãs. “Essa apresentação é uma ótima oportunidade de mostrar o nosso som pra pessoas que eventualmente não estão habituadas a irem a nossos shows ‘comuns’ pelas casas da cidade”.

A Visco irá

A Visco mostra pretende mostrar seu som com repertório próprio e releituras e outras bancas (Foto: Divulgação)

Para finalizar, a Operação Tequila trará o seu Tributo ao Los Hermanos, projeto que completa dez anos em 2017. “Nossa grande preocupação é reproduzir os arranjos originais dos Los Hermanos da maneira mais fiel possível. Por isso, além de guitarra, baixo e teclado, a gente ainda tem o trio de metais, com trombone, trompete e sax”, explica o vocalista Rodrigo Andrade. 

Além das bandas, uma figura sempre presente no Som Aberto é a do DJ. Para a ocasião, quem comandará os pick-ups é o DJ Tomate, conhecido na região por seus trabalhos musicais e com mais de 20 anos de carreira na área. Segundo ele, a ideia para o evento é trazer reflexão junto a entretenimento. “Vou usar os discursos político-musicais de Renato Russo, Herbert Vianna, Cazuza, Seu Jorge, Gabriel Pensador, Gilberto Gil – entre outros. A intenção é diversão com qualidade. Pense e dance”.

Por fim, entre as atrações musicais, a edição contará ainda com o Palco Cultural, um espaço na Praça de Alimentação para pocket shows, que terá nesse sábado a presença da dupla Nanda e Carol com um repertório de rock internacional e nacional: Beatles, Creedance, The Doors, Oasis, Metallica, Eagles, Scorpions, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Biquíni Cavadão, entre outros. O Palco Cultural conta com apoio do Cultural Bar.

Palhaçaria e arte

Pela primeira vez no Som Aberto, o grupo artístico-circense Grão de Circo é outra atração da edição. Com adaptações de números clássicos de palhaçaria e criações autorais, as apresentações do Grão de Circo trazem uma visão amorosa, cooperativa e educativa sobre o ato do brincar. Para o evento, o grupo mostrará o espetáculo Picadeiro Inventado, que reúne números dinâmicos e interativos de palhaçaria e circo. “Um espetáculo de rua que desperta as mais variadas sensações na plateia, convidada a viajar junto aos artistas pela surpresa, diversão, emoção e bobagem. O número tem passagens de equilibrismo, tapas, tropeções, bambolê e malabarismo cômico”, conta Bárbara Vieira, integrante do Grão de Circo.

Para agradar crianças e  adultos, o Grão de Circo p

Para agradar crianças e adultos, o Grão de Circo trara números dinâmicos e interativos (Foto: Divulgação)

Outro destaque é a reunião de cinco artistas plásticos que se apresentarão durante o evento, produzindo obras ao vivo. Ramon Brandão, Leonardo Paiva, Marcelo Neves, Márcia Marques e Tarsila Palmieri formam o Pentagrama – Cavalete de Rua. Inspirados por essa figura geométrica carregada de representações e significados místicos, o grupo se propõe a realizar uma “criação mágica”, na qual cada artista, com seu estilo e técnica próprios, interage com a obra do outro, interferindo, intervindo ou até transformando-as em novas obras. O espectador também poderá sugerir ou participar das alterações. Os cinco artistas integram o Cavalete de Rua, projeto que pretende levar a arte para o espaço das ruas e praças.

Crianças, jovens e adultos terão ainda diversão garantida com atrações como o Multiateliê, a Academia Feminina Simetria – que vai agitar o público com uma aula de zumba fitness e ainda disponibilizará um estande para avaliações biométricas – e a Oficina de Vivência do Amplitud, presença sempre aguardada no Som Aberto.

Bazar

 Sucesso absoluto do projeto Som Aberto, o Grand Bazar ultrapassou a casa dos 90 expositores nessa edição. Marcas diversas apresentam sua produção sob uma grande tenda, na qual o público encontra desde vestuário e acessórios a artesanato e gastronomia, tudo com a proposta de artigos e produtos diferenciados, exclusivos ou alternativos.

Expositor frequente no Som Aberto, Marcelo Gotti é dono da marca Café Jequitibá e participará do evento pela quinta vez. De acordo com ele, voltar a Praça Cívica é sempre animador. “Adoro participar do Som Aberto pela animação, disponibilidade do público e dos organizadores. Acredito na proposta do evento e acho bem interessante pela diversidade de público e oportunidade de apresentar o trabalho para novas pessoas”, afirma Marcelo.

Som Aberto – Programação artística

14h – Abertura Nino Barros

          Grand bazar

          DJ Tomate

          Caricaturarte – Mário Tarcitano

          Pentagrama – Cavalete de Rua

15h – Multiateliê – Laboratório de Criação Livre em Artes.

         Apresentação/aula de ZUMBA – Academia Feminina Simetria

16h – Amplitud – Oficina de Vivência: Contra-Tempo

          Palco cultural / Nanda e Carol – Clássicos do rock

17h– Espetáculo de rua do grupo Grão de Circo

18h – Show – Inoutside

19h – Show – Visco

20h30 – Show – Operação Tequila – Tributo a Los Hermanos

22h – Pista com DJ Tomate

Som Aberto

Dia 27 de maio, a partir das 14h, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus)

Entrada franca

Mais informações: Pró-reitoria de Cultura – (32) 2102-3964