A cultura regional da atividade leiteira de Minas Gerais, principalmente na forma de obtenção, coleta, armazenamento e transporte do leite cru, foi tema de um artigo publicado na Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável. De autoria de alunos e ex-alunos do curso de Farmácia, e da professora do Departamento de Farmácia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Priscila Lima Sequetto, o texto intitulado “Avaliação da qualidade microbiológica de leite cru refrigerado obtido de propriedades rurais da Zona da Mata Mineira”, procurou destacar o potencial de pesquisa da universidade, bem como a possibilidade de aprimoramento na área de alimentos por farmacêuticos.

O estudo analisou a qualidade microbiológica influenciada pelos tipos de ordenha e de armazenamento do leite cru. Para tanto, foram investigados dez tanques de expansão em propriedades rurais da Zona da Mata Mineira, cujas amostras foram coletadas em abril de 2015 e encaminhadas ao Laboratório de Análise de Alimentos e Águas do campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora. Segundo a estudante do sétimo período de Farmácia da UFJF-GV, Mariana de Almeida Rosa Rezende, a análise da qualidade microbiológica de leite “é relevante pelo fato de poder prever contaminações e até gerar programas educacionais com os produtores, incentivando uma higienização de forma correta no momento de lidar com o alimento”. Os resultados das análises realizadas, indicam, em sua maioria, falhas em condições higiênico-sanitárias na obtenção e armazenamento do leite cru.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra. O trabalho teve ainda a participação dos ex-alunos do curso de Farmácia, Athos Sampaio Nunes, Lorena Kimberly Silva Alcantara e Amanda dos Santos Antunes, além de colaboradores da UFJF.