Foto: Ivan Bretas

Foto: Ivan Bretas

Preocupado em estabelecer uma agenda de discussão sobre as demandas do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, o diretor geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (17), com representantes da comunidade acadêmica.

O Projeto de Lei 7.543, que trata da criação da Universidade Federal de Governador Valadares (UFGV), foi um dos temas debatidos. Para Peterson Andrade, a autonomia  do campus Governador Valadares não é uma prioridade e tal demanda deve surgir da comunidade acadêmica. “Estou disposto a participar da discussão, desde que a manifestação do desejo de criação da UFGV surja da coesão dos estudantes, professores e TAEs. Neste momento, a direção geral possui outros temas que considera mais urgentes”.

Entre as prioridades destacadas por Peterson Andrade está a aprovação pelo Conselho Gestor, da reforma administrativa estudada desde junho de 2016 pela Comissão de Reestruturação Administrativa. “A comissão está encerrando os trabalhos agora, depois faremos uma reunião do Conselho Gestor para apresentação e votação da proposta”, ressaltou.

Com o objetivo de aliviar a sobrecarga de demandas tanto para o campus Governador Valadares, quanto para o campus sede, Peterson Andrade estabeleceu também como prioridade, o aprimoramento da relação intercampi nos diferentes setores. “Este é o momento de somar, não temos que nos dividir”, destacou o diretor citando como exemplo de união, a audiência pública que proporcionou importantes diálogos para a comunidade acadêmica.

Bruno Franco, professor do Departamento de Ciências Contábeis, e Lígia Barbosa, representante do Diretório Central dos Estudantes, ressaltaram a real necessidade de que as discussões sobre o futuro do campus sejam realizadas com ampla participação da comunidade acadêmica.  Representante dos TAEs, Isadora Pacheco, salientou a importância da transparência no processo de tomada de decisões, e solicitou que os servidores técnico-administrativos tenham acesso ao relatório que será finalizado pela Comissão de Reestruturação Administrativa, uma vez que “impactará a rotina de trabalho dos TAEs”.

Como consequência da conversa com os representantes da comunidade acadêmica, Peterson Andrade tomou a iniciativa de realizar, nos próximos dias, uma série de reuniões com os departamentos e setores administrativos para discutir as ações da Direção Geral. “Queremos ouvir demandas e expectativas”, finalizou.

Também participaram da reunião desta quarta-feira, Fábio Pieri, coordenador acadêmico e vice-diretor; Emílio Mafalda Oliveira, coordenador Administrativo; e Renato Araújo, Gerente de RH e representante da Comissão de Reestruturação Administrativa.