O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu na última quinta-feira, 20, a sua Gincana Solidária, tendo como uma das principais propostas a arrecadação de alimentos e objetos de higiene pessoal que foram entregues por alunos da universidade na sede do DCE durante todo o dia.

Segundo uma das estudantes do DCE, responsável pela organização da proposta, Leda Mendonça, a ideia era integrar alunos que acabaram de ingressar na universidade através de uma iniciativa solidária. “A gente acha que a maioria das pessoas que entram na universidade fica um pouco deslocada. Não são todos os cursos que conseguem alcançar uma integração. De certa forma, procuramos integrar os calouros e também seus veteranos”, explica Leda.

As duas instituições que serão beneficiadas com a Gincana serão o Abrigo Santa Helena e o Projeto Dona Cegonha. A primeira, é responsável por abrigar idosos, promovendo a socialização dos mesmos, além oferecer serviços de atenção básica à saúde, alimentação e higiene. Já a segunda instituição a receber doações ajuda gestantes com carência financeira na montagem de enxovais para bebês.

Segundo Leda Mendonça, os Diretórios e Centros Acadêmicos de algumas faculdades foram responsáveis por estimular a ação, através da promoção de sorteios de convites para festas. O resultado das arrecadações ainda está sendo apurado.