Projeto será analisado pela Capes e, a partir dele, serão concedidos recursos para iniciativas que envolvem intercâmbios e demais tipos de viagens para o exterior (Foto: Freepik)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deverá apresentar, até o mês de julho, um plano estratégico de internacionalização para os próximos quatro anos. Mediante os dados apresentados neste projeto, que será analisado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), serão concedidos recursos, distribuídos entre os programas de pós-graduação, para a obtenção de bolsas para intercâmbios acadêmicos.

O novo programa recebeu o nome de “Mais Ciência, Mais Crescimento” e reunirá todos as atuais iniciativas que envolvem intercâmbios e demais tipos de viagens para países estrangeiros, como, por exemplo, os pós-doutorados no exterior, as chamadas “bolsas sanduíche”, as missões de pesquisa e as participações em eventos. Através dele, as Instituições de Ensino Superior (IES) irão pleitear, a nível nacional, os recursos destinados para iniciativas internacionais.

Segundo a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira, o “Mais Ciência, Mais Crescimento” tem como objetivo “aumentar o protagonismo das IES no processo de Internacionalização, por meio do apoio às parcerias institucionais estratégicas, com a apropriação do conhecimento adquirido no exterior e com o aumento da qualificação de estudantes, técnicos, pesquisadores e docentes”.

UFJF é 4ª melhor universidade do país em internacionalização, segundo ranking da Folha (Foto: Jade Uchoas)

Questionário

A primeira etapa da nova política da Capes foi a criação de um questionário a ser respondido por todas as instituições até o dia 17 de abril, reunindo dados atuais e perspectivas futuras, até 2020, de todas as ações de internacionalização praticadas: as parcerias, convênios, o plano estratégico da instituição, as disciplinas em inglês, a mobilidade de alunos e docentes, entre outras. “Replicamos essas questões para todos os Programas de Pós-graduação e, com apoio de todos os docentes, estamos criando o perfil institucional da internacionalização na UFJF, seu atual estado da arte e suas perspectivas futuras”, informou Mônica.

Para a pró-reitora, “essa política aumentará consideravelmente o papel da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) na condução desse processo. A ela caberá, por exemplo, a publicação de editais, realização da análise de mérito, monitoramento dos resultados e até a implementação de recursos. Estamos apreensivos quanto à operacionalização de todas essas etapas e esperando o desenvolvimento da proposta para aumentar a  estrutura de apoio da pró-reitoria”.

A finalização do questionário está sendo trabalhada junto à Diretoria de Inovação e Diretoria de Relações Internacionais da UFJF. “Esperamos criar o melhor perfil institucional possível, para conseguir refletir o alto nível das pesquisas e do trabalho aqui desenvolvido e, desta, forma, angariar o máximo de fomento para as nossas iniciativas”, ponderou Mônica.

UFJF é a quarta melhor universidade do país no quesito de Internacionalização

Na última edição do Ranking Universitário Folha (RUF), a UFJF ficou colocada como 19ª melhor universidade do país e, no indicador de Internacionalização, como a quarta mais bem colocada nacionalmente. Desde a primeira edição da pesquisa que avaliou esse quesito, em 2013, a UFJF subiu 60 posições em internacionalização.

Iniciativas como a de mobilidade acadêmica, as parcerias com universidades internacionais, o estabelecimento de novos acordos e convênios, o recebimento de alunos do PEC-G (Programa Estudante Convênio de Graduação) e a consolidação da Universidade como centro aplicador de exame Toefl contribuíram para o crescimento da área na UFJF.

Outras informações:

(32) 2102-3779 (Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa)