Quatro novos servidores tomaram posse na manhã desta quinta-feira, 30, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Todos foram aprovados para docência efetiva em diferentes departamentos, sendo um para o campus avançado de Governador Valadares.

Os novos funcionários da universidade foram recepcionados pela coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar da UFJF, em exercício na pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Renata Faria, pela coordenadora de Formação, Análise e Planejamento de Pessoal Elaine Carvalho Gaudereto Sena e pela diretora da Associação de Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora Alice Mayer.

Primeiramente, foi exibido um vídeo em que cada empossado recebia as boas-vindas de um servidor veterano de seu novo departamento, desejando que os novos membros do quadro de professores contribuíssem com os desafios e conquistas. Além disso, foi apresentada a instituição e sua estrutura física.

As professoras Alice Mayer e Renata Faria lembraram aos empossados das dificuldades que enfrentarão em suas falas: “Vocês chegam numa conjuntura política bastante especial, de movimentação agitada, que está afinada com as nossas condições de trabalho. O meu desejo é que vocês se sintam em casa na UFJF e que, também, incorporem o sentido de constituir uma categoria forte de professores trabalhadores”, declara Alice Mayer. “Além das boas-vindas, eu desejo à vocês um trabalho com sentido. É o trabalho com sentido que traz prazer e satisfação, apesar do contexto controverso: é o sentido que nos fortalece”, disse a coordenadora Renata Faria.

Empossada como professora no Departamento de Economia, Laura de Carvalho Schiavon, é também ex-aluna da UFJF e agora retorna em uma nova posição. “Foram anos de preparação, desde a graduação aqui na UFJF. Eu decidi que eu queria voltar, então estudei no mestrado, fiz doutorado, pra voltar com a melhor formação possível. A sensação agora é de voltar para casa, os professores que estão aqui, muitos foram meus professores na graduação. É muito bom, é um sonho”.

As servidoras Vanessa Aglaê Martins Teodoro e Emilia Maricato Pedro dos Santos foram empossadas no departamento de Medicina Veterinária e possuem a tarefa de contribuir com a consolidação do curso na UFJF. “A expectativa é de muito trabalho, muita dedicação. Eu estou sendo empossada num cargo de professora num departamento que está começando na universidade, então, eu estou ciente das dificuldades, mas eu venho muito empolgada e muito disposta a trabalhar”, conta Emilia.

Para o campus avançado de Governador Valadares, foi empossado o professor Rodolfo Duarte Nascimento no Departamentos de Ciências Básicas da Vida do Instituto de Ciências da Vida.  “Era o que eu almejava, até então eu trabalhava como professor substituto. O processo seletivo foi bem desgastante, mas eu consegui me preparar. Ser aprovado foi tirar o peso das costas, foi um alívio”.

Confira as fotos da cerimônia de posse.