Muitos blocos e foliões já estão comemorando o carnaval. E para evitar o desgaste físico, que normalmente aparece quando acaba a festa, ou, na pior das hipóteses, visitas ao Pronto Atendimento por causa dos excessos durante a comemoração, alguns cuidados podem ser tomados por quem quer aproveitar a folia sem complicações.

O professor do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), José Sabe Musse, afirma que o segredo para aproveitar a festa tranquilamente é hidratação e alimentação saudável. “É aconselhável ingerir o máximo de água possível, porque as pessoas suam muito e com isso o corpo perde muita água. Se alimentar também é muito importante, pois a ingestão de bebidas alcoólicas em jejum pode irritar a mucosa gástrica, provocando vômitos e hipoglicemia.”

De acordo com ele, a maior parte dos foliões que procura as Unidades de Pronto Atendimento erra a mão com bebidas alcoólicas, ou em casos ainda mais graves, no uso de drogas e entorpecentes. Para os que beberem mais do que deveria, mas não ao ponto de coma alcoólico, e tiverem ressaca, o médico recomenda repouso. “Nada de ingerir mais bebida alcoólica no dia seguinte. Descanse e deixe seu organismo se livrar do álcool ingerido anteriormente.”

Muitos procuram auxílio médico também para lidar com desidratação e insolação, sendo que esta pode ser evitada com o uso de protetor solar com Fator de Proteção Solar superior a 30, não importa qual seja a cor da pele,  aplicado em todas as partes expostas ao sol, não só no rosto. Outra dica é vestir roupas claras, mais leves e soltas no corpo, como vestidos, shorts e camisetas, evitando peças feitas de tecidos muito grossos e sintéticos, porque aumentam a sensação de calor e dificultam a transpiração.

Em relação à alimentação, a nutricionista Marileia Ragone dá o mesmo conselho do clínico geral, “fazer uma refeição balanceada antes de ir para a festa é primordial para ter bastante energia. Os carboidratos devem ser a primeira fonte de energia, mas o consumo deles deve ser associado ao de proteínas e vitaminas. Já os lipídios devem ser evitados.”

tabela2

A especialista sugere que aqueles que quiserem uma refeição completa, antes de saírem para a festa, podem optar por: arroz integral, carne branca (peixe ou frango), acompanhados por uma salada e suco natural, que ajudará a se manter hidratado. E quem preferir por um lanche rápido, uma boa opção é um sanduíche de pão integral, frango, cenoura, queijo branco, mantendo o suco natural de acompanhamento. E depois da festa, recomenda ingerir bastante alimentos ricos em antioxidantes, como aveia, frutas cítricas e vermelhas e peixes; e para quem tiver ressaca, uma boa pedida são os alimentos diuréticos, como as verduras verde escuras e frutas cítricas.

No quesito segurança, é aconselhável adotar pequenas medidas como:
– Levar apenas objetos importantes, RG, chaves, celular e a quantia em dinheiro que se pretende gastar;

– Evitar mochilas e bolsas, optando por roupas com bolsos que caibam os objetos levados, e nunca coloque o celular no bolso de trás da roupa;

– Não compartilhe bebidas com estranhos, e nem deixe a sua longe de você;

– Definir pontos de encontro com os amigos, caso vocês se percam.

Mas a maior recomendação de todas é usar camisinha! A única forma efetiva de se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é usando preservativo durante o ato sexual, seja com quem for. Segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, cerca de 19,1% a cada cem mil habitantes foram detectados com alguma DST em 2015. Por isso é bom se prevenir, e fazer do carnaval um período de alegria, mas com responsabilidade.