fsfs

Em sua primeira prova internacional, Pedro Henrique de Oliveira disputou a prova dos 6 km da categoria sub-18 (Foto: Divulgação)

Defendendo a seleção brasileira, o atleta Pedro Henrique de Oliveira, do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conquistou o segundo lugar no Campeonato Sul-americano de Cross Country, disputado em Santiago, Chile, no último domingo, 19.

Disputando a prova dos 6 km da categoria sub-18, o brasileiro completou as três voltas do circuito em 21m01s, ficando atrás apenas do atleta chileno Patrício Pinto, que fez 20m39s. “Sou muito novo, então só de ir ao campeonato representar meu país, minha equipe, já era uma conquista. Ganhar a medalha então foi muito gratificante, porque eu nem imaginava que chegaria ao pódio, foi muito bom”, diz Pedro.

Foi a primeira vez que o jovem participou de uma prova internacional e em sua estreia conquistou a terceira medalha do Brasil na competição. “Foi muito bom viajar para fora do país, porque conheci muitas pessoas novas, outros idiomas. A viagem contribuiu para minha formação como atleta profissional. Além disso, é um campeonato muito forte, é preciso dar seu melhor para ver se consegue uma medalha, uma colocação boa e um tempo menor, e eu consegui.”

Orgulhoso com o sucesso do atleta, o treinador Jorge Perrout ressalta que a vitória não veio por acaso, o jovem treina desde os 10 anos, com disciplina e determinação de se superar. “Ter participado de uma competição desse nível e já aos 15 anos conquistar tal feito indica uma carreira promissora. A conquista é importante tanto para o Pedro quanto para o Cria, porque mostra que estamos no caminho certo, e que o trabalho está dando bons frutos.”

O Cria
Atualmente o Cria conta com cerca de 80 atletas de diversas idades, que treinam nas mais variadas modalidades. O projeto surgiu para revelar talentos, além de proporcionar um ambiente para treinamentos orientados, permitindo a ocupação de jovens. A iniciativa também serve de experiência para os alunos do curso de Educação Física, com o ambiente de treinos e a rotina de orientadores.

Para quem deseja participar do projeto, os treinamentos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, com início às 8h e às 14h30, na pista de atletismo da UFJF. Não há taxas e nem inscrição prévia.

Outras informações:
(32) 2102-3281- Faculdade de Educação Física e Desportos