No próximo dia 19, Pedro Henrique de Oliveira participa da disputa em Santiago, no Chile (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Três atletas do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conquistaram medalhas na Copa Brasil de Cross Country, disputada domingo, no Parque Tietê, em São Paulo. Pedro Henrique de Oliveira foi o campeão dos 6 km sub-18. Já Francisco Perrout e Noemi Cruz levaram o terceiro lugar nas provas de 8 km sub-20 e de 4 km sub-18, respectivamente.

A vitória classificou Pedro Henrique para compor a seleção brasileira que disputará, no dia 19 de fevereiro, em Santiago, no Chile, o Campeonato Sul-Americano de Cross Country. Caso vença a competição, o atleta se classifica para disputar o Mundial, em Kampala, Uganda, no dia 26.

A Copa Brasil reuniu 290 atletas de 54 clubes, de 14 estados e do Distrito Federal, e abriu o calendário oficial de competições da Confederação Brasileira de Atletismo em 2017. O evento foi realizado pela entidade, em parceria com a Federação Paulista de Atletismo.

Sob o comando dos treinadores Jorge Perrout e Gabriela Lopes, também participaram da competição os atletas Robson Gomes e Neemias Cruz, na categoria adulta, e Adan Arroio e Matheus Batista, na sub-20. Conforme Perrout, a fase nacional tem muita tradição e é voltada para corredores de longa distância.

“Os meninos se empenharam muito, treinaram durante as férias, às vezes em dois dias da semana, desde dezembro. A prova, corrida em terreno acidentado, é muito dura. Nossos competidores enfrentaram chuva, morro e bastante barro. Voltamos com um bom resultado. Dos sete atletas, tivemos dois em terceiro lugar e um primeiro colocado, motivo de muito orgulho para a UFJF,” destaca Perrout.

O Cria
Atualmente o Cria conta com cerca de 80 atletas de diversas idades, que treinam nas mais variadas modalidades. O projeto surgiu para revelar talentos, além de proporcionar um ambiente para treinamentos orientados, permitindo a ocupação de jovens. A iniciativa também serve de experiência para os alunos do curso de Educação Física, com o ambiente de treinos e a rotina de orientadores.

Para quem deseja participar do projeto, os treinamentos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 8h e às 14h30, na pista de atletismo da UFJF. Não há taxas e nem inscrição prévia.

Outras informações:
(32) 2102-3281- Faculdade de Educação Física e Desportos