(foto: Géssica Leine)

Dono do recorde estudantil estadual na modalidade lançamento de dardo, Luís Maurício Dias também obteve índice no lançamento de disco (Foto: Géssica Leine)

Sete atletas do projeto de extensão Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vão integrar a equipe que representará a cidade nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB). Neste ano, a competição acontece em dois períodos: de 20 a 29 de setembro, o módulo 1 (para categoria de 12 a 14 anos), e de 10 a 19 de novembro, o módulo 2 (de 15 a 17 anos). A delegação juiz-forana contará com nove atletas no total.

Considerada a maior competição esportiva estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude foram criados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em 2005, e atualmente têm o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. Após seletivas municipais e estaduais, 40 mil escolas de 3.950 cidades disputam vagas na fase nacional, organizada pelo COB, onde estudantes de escolas públicas e privadas se reúnem em uma competição de 14 modalidades.

As alunas do Cria, Maria Júlia Dias, na modalidade de lançamento de disco, e Raíssa Mattos Rosa, no pentatlo, convocadas para o módulo 1, disputam pela primeira vez uma competição nacional. Já para a disputa no módulo 2, os alunos do projeto que obtiveram índice para a participação nacional vêm de bons resultados também em outras modalidades. João Macedo, que disputará o decatlo, foi medalha de ouro nos 100 metros com barreira nos Jogos Escolares da Juventude e no Sul-Americano Escolar, em 2015; Noemi Alves, prata nos 1500 metros, no ano passado, agora compete nos 3 mil metros. Luís Maurício Dias, dono do recorde estudantil estadual na modalidade de lançamento do dardo, com 64,01m, também obteve índice no lançamento do disco. Do Cria, integram a delegação ainda Raphaela Diesse, bronze em 2015, que disputará a competição de lançamento de dardo, e Carlos Eduardo de Paula, inscrito nos 110 metros com barreira.

Para o treinador das atletas classificadas no módulo 1 e aluno da UFJF, Pablo Ramon, a conquista das vagas por si só já demonstra a qualidade dos treinamentos. “Esta é uma competição em que foi necessária a conquista da vaga. O foco da participação das atletas é ganhar experiência e bagagem em uma competição nacional, percebendo o trabalho de expressão feito aqui, além de ter contato com adversárias de alto nível em suas categorias”.

O professor da UFJF e coordenador do Cria, Jorge Perrout, destaca a dinâmica e a renovação conseguidas pelo projeto. “Os primeiros atletas nossos já estão em destaque no cenário nacional, ainda mais em uma competição destas, que é uma das maiores e mais organizadas do país, onde é necessário passar por fases eliminatórias. Isso demonstra que, além de nossos atletas, os nossos alunos orientadores têm conseguido implementar um trabalho de treinamento efetivo e expressivo, que está dando resultados”.

O Cria surgiu para revelar talentos, além de proporcionar um ambiente para treinamentos orientados, permitindo a ocupação de jovens interessados, e servir de experiência para os alunos do curso de Educação Física, com o ambiente de treinos e a rotina de orientadores.

Mais informações: