O Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (Crepeia), do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acaba de firmar convênio de extensão e pesquisa para realizar mapeamento, diagnóstico e identificação de boas práticas, além de desenvolver um guia sobre prevenção ao uso de risco de drogas em toda América Latina.
O convênio foi assinado em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), através da Comissão Interamericana para o Controle de Abuso de Drogas (CICAD), e determina várias etapas para o trabalho. Primeiramente o grupo realizará o diagnóstico e a avaliação dos centros atuantes. Através dessa avaliação serão escolhidos os centros para visitas in-loco, que permitirão a imersão da equipe na realidade de diversos centros das Américas.
Com as informações coletadas o grupo passa a elaborar o guia de prevenção ao uso de risco de drogas, buscando criar uma análise específica para os países americanos, particularidade ainda não existente. Durante esse trabalho, a equipe buscará reconhecer as lacunas existentes em toda a América Latina no combate e tratamento e, com isso, poderá listar os avanços feitos e os necessários.
O Crepeia, coordenado pelo professor Telmo Ronzani, do departamento de Psicologia da UFJF, atua através de pesquisas para prevenção e tratamento no campo de álcool, tabaco e outras drogas em cinco linhas de pesquisa.
“Nós já realizamos uma série de trabalhos para órgãos nacionais e internacionais, o que faz nosso trabalho adquirir status de referência, trabalho de ponta. Buscamos o reconhecimento da dimensão deste trabalho e do impacto dele, além de podermos aplicar o conhecimento através de meios concretos, nos tornando uma referência nas Américas quando se trata do tema das drogas, além de repercutir o nome da UFJF por onde levamos nosso trabalho”, afirma Ronzani. O professor integra, a convite do United Nations Oficce on Drugs and Crime (UNODC), órgão das Nações Unidas responsável pela política internacional sobre drogas, comissão responsável por desenvolver o documento oficial contendo recomendações a todos os países para políticas sobre drogas.
A OEA busca desenvolver ações de redução de oferta e demanda, procurando fortalecer as políticas sobre drogas em cada estado membro. Para isso a atuação da Comissão Interamericana para o Controle de Drogas é essencial, coletando e analisando dados relacionados às drogas, capacitando científica e tecnicamente profissionais, além de promover e alimentar uma rede de informações sobre as Américas com informações objetivas e confiáveis que possam ser compreendidas por todos os Estados membros e sirvam para o uso de programas baseados em evidência na área.
Outras informações:
nucleo.crepeia@ufjf.edu.br.