Um plano de mobilidade urbana para auxiliar a chegada dos candidatos ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi divulgado nesta quarta-feira, 7, pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).  As provas ocorrem neste domingo, 11, e nesta segunda-feira, 12, em cinco cidades. Somente em Juiz de Fora, serão 18.572 candidatos distribuídos em 15 locais.

Para melhor atender aos candidatos que farão prova no campus universitário, a Settra vai disponibilizar atendimento especial de transporte coletivo urbano e fazer mudanças no trânsito da região do entorno. Nos dois dias de prova, entre 13h e 17h, a rua José Lourenço Kelmer ficará em mão única no trecho entre o pórtico norte da UFJF e o trevo do bairro Jardim Casablanca, neste sentido. Na rua Lauro Teles de Mesquita será feita a inversão do sentido de circulação. Os veículos que partirem do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: avenida Pedro Henrique Krambeck e ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer.

Transporte coletivo*

Os ônibus provenientes do Centro com destino ao Bairro São Pedro transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino e Avenida Presidente Costa e Silva. Já os ônibus saindo do Centro com destino à UFJF terão como trajeto a Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e UFJF.

Nos dias da prova, a linha 545 (Universidade) contará com 15 veículos para atender aos participantes. A partir das 7h30, dois veículos começarão a circular, saindo do Centro nos seguintes horários: 7h30, 8 horas, 8h30, 9 horas, 9h30 e 10 horas. A partir das 10h30, mais 13 veículos começarão a circular, até às 18h30, quando os carros serão recolhidos à garagem.
Para a linha 555 (Universidade) serão disponibilizados sete carros. Dois começarão a circular a partir 7h30, saindo do Centro às 7h30, 8h5, 8h40, 9h15 e 9h50. A partir das 10h30, mais cinco ônibus entrarão em operação, até às 18h30.

A linha 755 (Zona Norte/UFJF) também terá atendimento extra, com saída do Bairro Santa Lúcia às 10h30 e da UFJF às 18h30. No domingo, a linha 190 (Zona Sul/UFJF-Centro de Atenção à Saúde/-Cas-Hospital Universitário/HU) sairá do Bairro Sagrado Coração de Jesus às 11h10, sendo recolhido na UFJF às 12h20.

O trajeto da linha 545, dentro do Campus Universitário, será o seguinte: Pórtico Sul, Anel Viário da UFJF, faculdades de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Novo Instituto de Ciências Humanas (ICH), retorna, anel viário, faculdades de Arquitetura e Engenharia, anel viário e Faculdade de Educação Física (ponto final).

A linha 555 contará com o seguinte itinerário, dentro da UFJF: Pórtico Norte, Anel Viário, faculdades de Arquitetura, Engenharia, Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica (ponto final). Já o trajeto da linha 190 será feito somente no anel viário do campus da UFJF.

* Informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da Settra

Trânsito dentro do campus

O coordenador de Segurança da UFJF, Isalino Clemente, orienta que os candidatos deem preferência ao transporte público para evitar o grande fluxo de veículos no campus. “Não haverá vagas de estacionamento em nenhum local dentro da Universidade. Os carros de passeio terão que levar os candidatos aos locais de prova e deixar o campus em seguida. Para quem não vai fazer PISM, é importante evitar passar pela UFJF nos dias do exame, já que o trânsito pode ficar lento.”

Os ônibus vão circular nas partes altas do campus até 12h. Os candidatos devem chegar com antecedência aos locais de prova, para evitar atrasos. Aqueles que puderem são orientados a visitar a UFJF até a véspera, a fim de conhecer melhor o campus e as unidades onde ocorrerão os exames.