Solenidade de transmissão de cargo contou com a presença do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene da Silva, bem como a participação de pró-reitores e diretores da UFJF (Foto: Clara Downey)

Solenidade de transmissão de cargo contou com a presença do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene da Silva (Foto: Clara Downey)

No fim da tarde desta quarta-feira, 7, a Faculdade de Fisioterapia (Facfisio) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou oficialmente sua nova diretoria. As professoras Maria Alice Junqueira Caldas e Jaqueline da Silva Frônio assumem a direção e a vice-direção, respectivamente. A solenidade de transmissão de cargo aconteceu no Anfiteatro da Facfisio e contou com a presença do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene da Silva, bem como a participação de pró-reitores e diretores da UFJF.

Essa é a terceira gestão de mandato de direção da Facfisio que, entre 1993 e 2010, funcionou como um departamento da Faculdade de Medicina. Maria Alice e Jaqueline assumem o lugar dos professores Lilian Pinto da Silva e Leandro Ferracini Cabral. O mandato da nova diretoria segue válido até o dia 2 de novembro de 2020.

Ex-diretor da Facfisio destacou momentos marcantes da faculdade, como

Ex-diretor da Facfisio destacou momentos marcantes da faculdade, como a conquista dos programas de pós-graduação (Foto: Clara Downey)

O ex-diretor da Faculdade, Leandro Ferracini, iniciou sua fala relembrando a história da mesma e das realizações que foram feitas durante os anos: “A Facfisio passou por muitos avanços, constituindo-se em uma faculdade e não mais um departamento. Também podemos citar a conquista dos programas de pós-graduação, a extensão do curso de Fisioterapia ao campus de Governador Valadares e a construção de um novo prédio para nós, com maior infraestrutura, a fim de oferecermos mais qualidade no ensino para nossos alunos.”

Na sequência, foi a vez da diretora empossada fazer o uso da palavra. Em sua fala, Maria Alice ressaltou seus 20 anos de trajetória na Facfisio. “Hoje, assumo este mandato com orgulho em saber que, desde o início desta faculdade, estive presente. Pretendo contribuir ainda mais. É importante ampliarmos o olhar acadêmico, tanto na graduação quanto na pós-graduação, vendo a importância social que a profissão carrega.”

“No atual cenário político em que vivemos, é importante buscar por excelência, tanto na condução do ensino público e, no caso aqui da Fisioterapia, também lutar por uma saúde pública de qualidade”

Encerrando a solenidade, o reitor Marcus David engrandeceu o trabalho da antiga diretoria, deu boas vindas aos novos membros e apontou como principal objetivo realizar uma administração sempre transparente. “É a primeira transmissão de cargo que nossa equipe está realizando e acreditamos que essa oportunidade tenha grande importância. Queremos tratar a Universidade com mais transparência e é essa mensagem que deixamos para os empossados. No atual cenário político em que vivemos, é importante buscar por excelência na condução do ensino público e, no caso da Fisioterapia, também lutar por uma saúde pública de qualidade.”

Próximos projetos da equipe

De acordo com a nova diretoria, durante a eleição, foi possível potencializar as discussões e a participação de toda a comunidade da Faculdade de Fisioterapia. “Não esperávamos uma receptividade tão grande por parte dos alunos, que foram os responsáveis por nos eleger com grande porcentagem. Temos um dever enorme com eles, por acreditarem que podemos fazer diferente”, conta a diretora.

"Hoje, assumo este mandato com orgulho em saber que, desde o início desta faculdade, estive presente", afirmou a diretora, (Foto: Clara Downey)

“Hoje, assumo este mandato com orgulho em saber que, desde o início desta faculdade, estive presente”, afirmou a diretora Maria Alice Caldas (Foto: Clara Downey)

“É uma honra poder estar com a Maria Alice na realização destas atividades. Viemos juntos para UFJF e, pela própria experiência que vivenciamos durante esses anos, acreditamos que podemos contribuir”, afirma, por sua vez, a vice-diretora Jaqueline.

Maria Alice enumerou algumas de suas prioridades, como aumentar o número de professores efetivos, consolidar o programa de mestrado, continuar colaborando com residências multiprofissionais e favorecer um currículo mais atualizado, buscando uma aproximação junto às grandes discussões das políticas de educação e saúde. Em relação aos estudantes, a diretora afirma que irá buscar melhorias como, por exemplo, possibilitar o acesso com segurança ao prédio novo e aumentar a disponibilidade do transporte para o Restaurante Universitário.

Nova diretoria firmou compromisso com gestão transparente (Foto: Clara Downey)

Conheça a nova diretoria

A diretora Maria Alice Junqueira Caldas é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua como docente da Facfisio desde fevereiro de 1995. É membro da Associação Mineira de Fisioterapeutas (AMF) e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft). Possui experiência na área de gestão, de planejamento e de política de saúde. Já a vice-diretora Jaqueline da Silva Frônio é doutora em Ciências Médicas — Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da UFJF também desde 1995. Em seu currículo, destaca a experiência em pesquisa, ensino e extensão na área de neuropediatria e desenvolvimento infantil.

Outras informações:

(32) 2102-3837 (Faculdade de Fisioterapia da UFJF)