Nesta terça-feira, 6, o Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, para um seminário sobre as propriedades dos elétrons e a utilização de novas tecnologias quânticas. A palestra acontece na sala 402 do prédio novo do Instituto de Ciências Exatas (ICE), a partir das 16h.

Um dos físicos mais conhecidos do país

Carlos Aragão é um dos físicos mais conhecidos do Brasil, membro de Academia Brasileira de Ciências e pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o maior nível de produtividade da instituição. Além da UFRJ, Aragão trabalhou no Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear
(CERN) e no Centro Atômico de Bariloche, além de ter ocupado o cargo de presidente do CNPq de janeiro de 2010 a janeiro de 2011.

Visita à UFJF

A visita do professor Aragão já fazia parte do planejamento do Departamento de Física da Universidade “Havíamos conversado sobre uma possível visita alguns anos atrás em um evento científico internacional, e combinamos que ele poderia ministrar uma palestra na UFJF”, explica o professor do Departamento de Física, Ilya Shapiro. Além da palestra, que visa agregar novos conhecimentos aos membros da Instituição, também serão promovidos debates de relevância para o curso de física. “Esperamos ter uma discussão informal sobre o desenvolvimento do nosso Departamento, especialmente de pós-graduação.”

O evento é aberto para professores e alunos da Faculdade de Física, além de outros interessados que tenham contato com áreas afins. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelos e-mails  shapiro@fisica.ufjf.br e massote@ice.ufjf.br.