A Pró-reitoria de Cultura (Procult) e Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem, neste sábado e domingo, dias 3 e 4, a oficina de educação musical Boomwhackers – Tubos Sonoros Percussivos, ministrada pelo professor Uirá Abomdanza Kuhlmann, da escola  Música e Movimento – Núcleo de Pesquisa e Formação em Educação Musical Ativa, de São Paulo.

Destinada principalmente a professores de música, mas também aberta a interessados com algum conhecimento musical, a oficina, gratuita, oferece 40 vagas e fornecerá certificado aos participantes.

Os boomwhackers são instrumentos de percussão feitos de tubo plástico leve e resistente. Cada tubo possui uma nota fixa e afinada e sua respectiva cor. A oficina pretende demonstrar como professores de música podem enriquecer suas aulas trabalhando em sala com os tubos coloridos, em dinâmicas colaborativas, encenação e criatividade.

Uirá Kuhlmann

A oficina sobre boomwhackers será ministrada pelo professor Uirá Abomdanza Kuhlmann. (Foto: Divulgação)

Uirá Abomdanza Kuhlmann é consultor em educação musical ativa para educadores em geral e Endorsee da Boomwhackers (tubos sonoros) no Brasil. É pesquisador e arranjador na área da educação musical e capacita professores em todo o Brasil e no exterior.  Já realizou cursos em mais de 40 cidades brasileiras e na Turquia, Espanha, Itália e Argentina. O professor é formado pela EMESP em piano erudito e tem Licenciatura em Educação Musical pela UFSCar. Também é graduado em Orff – Schulwerk pela San Francisco School “The Certification Orff Program” e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo no curso de “Reeducação do Movimento”.

O Centro Cultural Pró-Música fica na Avenida Rio Branco, nº 2329, Centro. Os interessados em participar da oficina devem enviar nome, telefone e endereço eletrônico para o e-mail markusmedeiros@yahoo.com.br.

Outras informações: (32) 3218-0336 – Centro Cultural Pró-Música/UFJF

www.musicaemovimento.com.br