31107744461_ee3a297876_z

A professora Luma Andrade abordou a relação tempo-espaço da transexualidade e travestilidade (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“Corpos, prazeres, desejos: sexualidades dissidentes e possibilidades afetivo-sexuais” foi tema de uma das mesas-redondas que aconteceram na noite desta quinta-feira, 24, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Contando com a participação de Lindomar Daros (Psicólogo do Tribunal de Justiça – RJ) e das professoras Juliana Perucchi (UFJF) e Luma Andrade (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB), os debates destacaram as formas do desejo dentro da comunidade LGBTs e suas diversidades sexuais.

“Se faz necessário trazer estes assuntos à tona para criar um debate em torno da despatologização das experiências de transexualidades e travestilidades, como uma síntese de uma série de problematizações que tantas teorias dos estudos LGBTs integram. Este tema trabalha com a questão das identidades transexuais e de suas experiências, se tornando algo que deva ser discutido e disseminado”, afirma a professora Juliana, que também conta ter trabalhos realizados na Universidade voltados para a visibilidade de pessoas travestis e transexuais.

As conversas buscaram trazer referências à questão da identificação de gêneros e de problematizações que circundam as temáticas LGBT. A professora transexual Luma, trouxe em sua fala, a relação tempo-espaço da transexualidade e travestilidade, fazendo um contexto histórico, principalmente nos países Africanos. Já na fala do psicólogo Lindomar, a temática de adoção de crianças para casais homoafetivos foi fortemente debatida. Assuntos sobre a binarismo de gênero e identificações sexuais, também foram tratados pela professora Perucchi.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) e professor da Faculdade de Educação da UFJF, Anderson Ferrari, “a ideia é que, com essa diversidade de assuntos, as pessoas possam se deslocar do seu espaço e entendam a múltiplas formas dos desejos, principalmente dentro da comunidade LGBT e comecem a se questionar, como um ato problematizador.”

A mesa  faz parte da programação do 8º Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, organizado pela ABEH. Nesta edição traz como o tema “Abeh e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: Desafios e Potencialidades de nos (re) inventarmos.”

Reunindo um número significativo de trabalhos acadêmicos-científicos, além de dialogar com os movimentos sociais, através da contemplação de relatos de experiências, a programação do evento se estende até esta sexta-feira, 25, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Confira a programação completa do VIII Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero

Outras informações: (32) 2102-3911  – Faculdade de Educação