31160079226_f942ca369f_z

Ao lado da pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé, ressaltou a importância de se criar espaços de diversidade na instituição (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Com o objetivo de possibilitar o fortalecimento das práticas coletivas e solidárias, começou hoje o 1º Seminário Regional Integrado de Agroecologia, Apicultura e Economia Solidária. O evento é uma iniciativa da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop-UFJF) e terá atividades até a próxima sexta, 25.

Na abertura realizada no Centro Cultural Pró-Música, o Grupo de Animação da Economia Solidária levou momentos de descontração ao público, com uma apresentação de música e de brincadeiras de roda. Posteriormente, a abertura oficial mostrou a importância da realização do seminário e do debate sobre as três áreas: agroecologia, apicultura e economia solidária. “Em Juiz de Fora, principalmente, a gente não vê essa discussão acontecendo de uma forma tão sistemática e o que queremos é dar o pontapé inicial”, destacou a consultora de Cooperativismo e Incubação de Coletivos Solidários da Intecoop, Juliana Macário.

A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, enfatizou a relevância da união entre a Universidade e os trabalhadores para uma troca de conhecimentos que resulte no desenvolvimento de ambos. “É um evento que marca, de fato, uma outra possibilidade de extensão da UFJF”, pontuou a pró-reitora. Representando o reitor da UFJF na mesa de abertura, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé, ressaltou a importância de se criar espaços de diversidade na instituição: “eventos como este representam uma outra forma de enxergar o mundo.”

30828683930_9ef305b638_z

O Reitor da UFJF, Marcus David, também esteve presente e ressaltou a importância da iniciativa (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Durante a manhã, também foi discutido o mercado da apicultura em Minas Gerais e possíveis investimentos para produtores da região. O reitor da UFJF, Marcus David, esteve presente e também destacou a importância da iniciativa e dos debates propostos. Na parte da tarde, estão sendo realizadas oficinas abordando vários aspectos da apicultura, como as tecnologias de produção, gestão e associativismo, além dos mercados institucionais.

Além da Intecoop, outros três grupos também estão na idealização e organização do evento: a Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares (Coopdef), a Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Os quatro envolvidos têm como objetivo o fortalecimento das ações coletivas de empreendimentos, associações e cooperativas para estimular a organização e a geração de renda.

Agroecologia no Brasil

Para o segundo dia de evento, que começa amanhã às 8h30, estão programados o 2º Fórum Microrregional de Agroecologia e o 3º Dia Agroecológico, que terá como temática a “Produção agroecológica: acessível, saudável e sustentável.” Ambos apresentarão o cenário da agroecologia no país e como tem sido a relação com o Governo. Além disso, também serão compartilhadas as experiências de feiras orgânicas e agroecológicas.

Intecoop

O terceiro dia tem início também às 8h30 e contará com o Seminário de Reativação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – Intecoop/UFJF. O projeto da Intecoop começou na Universidade em 1998 e já teve mais de 35 grupos incubados ao longo do desenvolvimento de seu trabalho. Por uma série de fatores, esteve paralisado por cerca de cinco anos e foi reestruturado nesta gestão.

O propósito é ser o interlocutor da Universidade com os coletivos de trabalhadores que estão sendo “incubados”. “Toda a nossa ação com os grupos tem essa dimensão da educação popular. Então, realizamos uma troca do saber acadêmico com esse saber que os grupos já carregam consigo”, explica Juliana Macário.

I Feira de Economia Solidária da UFJF

30828675300_4252cdf795_z

I Feira de Economia Solidária conta com a exposição e venda de produtos artesanais e dos coletivos de economia solidária (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Paralelamente a todas as atividades do evento, das 8h às 18h, está acontecendo a I Feira de Economia Solidária, que conta com a exposição e venda de produtos artesanais e dos coletivos de economia solidária. A feira foi idealizada com o propósito de gerar uma aproximação com os coletivos e dar continuidade ao processo de incubação pelo qual eles estão passando. O convite para participação no evento veio para que os grupos tenham a oportunidade de mostrar para o público o trabalho que desenvolvem e de vender seus produtos.

Outras informações: (32) 2102-3917 (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares/UFJF)
intecoopufjf@gmail.com

(32) 3218-7050 (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais)
hildebrando@emater.mg.gov.br / Avenida Barão do Rio Branco, n° 3.396 – Centro