30410489724_816e528f58_z

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, ressaltou que a estrutura da incubadora será montada de acordo com as necessidades dos coletivos (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Depois de ficar cinco anos desativada, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltou à atividade durante a manhã desta sexta-feira, 25. A retomada dos trabalhos foi oficializada na programação do 1º Seminário Regional Integrado de Agroecologia, Apicultura e Economia Solidária, que dedicou o dia para o debate e a discussão do papel desse órgão no cenário regional de Juiz de Fora.

Com o objetivo de fazer um resgate histórico das ações realizadas pela Intecoop durante os seus anos de funcionamento, a primeira atividade do dia foi a mesa redonda “A história da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – Intecoop na UFJF e a importância da pesquisa ensino e extensão para o desenvolvimento da economia solidária”. A pró-reitora de extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, ressaltou que a retomada se mostra essencial dentro do cenário acadêmico e social no qual a Universidade se coloca atualmente.

“No atual contexto, onde a Universidade vem estreitando os laços com os movimentos de economia solidária de Juiz de Fora e região, nós vamos montar a estrutura da incubadora de acordo com as necessidades que esses coletivos apresentarem, criando núcleos que atendam às demandas e possam permitir um avanço significativo nesse campo social de pessoas que se vêem excluídas do  mercado de trabalho”, enfatizou a pró-reitora.

A mesa também contou com a participação de ex-formadores da Intecoop que compartilharam com o público como a incubadora funcionou durante diferentes períodos de sua trajetória. O jornalista Luiz Felipe Falcão, que foi bolsista na área de comunicação, entre os anos de 2003 e 2006, destacou que ver a retomada do projeto traz uma alegria muito grande pelo ponto de vista pessoal e social: “é óbvio que tem toda uma satisfação pessoal pelo vínculo que nós criamos com o projeto durante o tempo que permanecemos nele, mas também têm a alegria de saber que no atual contexto político e econômico que vivemos, a Universidade se coloca como uma alternativa para promover a autonomia e o empoderamento de grupos tradicionalmente excluídos.”

Outra ex-formadora que também expôs as suas experiências no evento foi a professora da Faculdade de Serviço Social, Mariana Costa Carvalho. Bolsista e estagiária durante o período de dois anos, a docente compartilhou com o público os benefícios acadêmicos e pessoais que a incubadora trouxe para sua vida. “Foi a partir da experiência como bolsista e estagiária na Intecoop que eu consegui buscar elementos que foram essenciais para as minhas pesquisas de mestrado e doutorado. Além disso, grande parte dos valores sociais que eu busco passar para os meus alunos na sala de aula eu aprendi junto ao trabalho executado na incubadora”, contou Mariana.

Com atividades marcadas para o dia inteiro no Centro Cultural Pró-Música, o Seminário de Reativação da Incubadora de Cooperativas Populares (Intecoop) ainda conta com a palestra da professora dra. Lia Tiriba (Universidade Federal Fluminense – UFF) e do professor dr. Benedito Anselmo (Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ). Eles vão debater questões ligadas à educação popular e às políticas públicas de economia solidária, às 14h e 15h30, respectivamente.

Outras Informações: (32) 2102-3917 – (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – Intecoop)

intecoopufjf@gmail.com