O servidor atuará na mesa com o tema “Indústria Nacional de Defesa: Desenvolvimento dos projetos estratégicos e inovações tecnológicas”, que começa às 14h (Foto: Rodolfo Stuckert)

O servidor atuará na mesa com o tema “Indústria Nacional de Defesa: Desenvolvimento dos projetos estratégicos e inovações tecnológicas”, que começa às 14h (Foto: Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados)

Com a participação do servidor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pesquisador de assuntos militares, Expedito Carlos Stephani Bastos, o seminário “Defesa: Política de estado” acontecerá nesta quarta-feira, dia 23, das 9h às 13h, no auditório Nereu Ramos, localizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Bastos atuará na mesa com o tema “Indústria Nacional de Defesa: Desenvolvimento dos projetos estratégicos e inovações tecnológicas”, que começa às 14h e será coordenada pelo deputado Carlos Zarattini. O evento contará com quatro mesas de debates e com a presença de outros nomes de destaque, como o ministro de Estado de Defesa, Raul Jungmann, e o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider. 

Trajetória

O servidor da UFJF é um dos fundadores e coordenadores do portal eletrônico UFJF/Defesajuntamente com a área de tecnologia militar do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade. Bastos atua resgatando a memória tecnológica militar brasileira, com enfoque nos temas de armamento blindado no Brasil, indústria bélica brasileira e tecnologia militar em geral.

Tema de importância

“O evento é importante por debater um tema de alta relevância do país, que é a defesa nacional”, avalia Expedito Bastos. “Esta é uma oportunidade interessante para demonstrar o que está sendo desenvolvido na UFJF e de ser reconhecido no trabalho que desenvolvo. A ideia é discutir o tema da política de Estado e não de governo. Necessitamos de outra mentalidade ao tratar da defesa nacional.”

Outras informações:

UFJF/Defesa

Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa