Além de parlamentares, evento reuniu Andifes, Andes-SN, Proifes, Fasubra e UNE

Além de parlamentares, evento reuniu Andifes, Andes-SN, Proifes, Fasubra e UNE

Foi relançada nesta quarta-feira, 24, em Brasília, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. A frente já teve atividades em 2013 e 2015. O evento, realizado no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, reuniu 75 deputados federais e quatro senadores – integrantes da frente -, além de representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior  (Andifes), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e da Associação Nacional dos Estudantes (UNE).

A iniciativa reforça o compromisso desse grupo de legisladores com a defesa das instituições federais de ensino superior. Os parlamentares destacaram a importância do respeito à autonomia universitária e à liberdade de cátedra. Além disso, enfatizaram as dificuldades orçamentárias vivenciadas pelas universidades federais devido aos cortes, promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), no repasse de recursos.

Universidades Federais: patrimônio do povo brasileiro

Na cerimônia de lançamento da “Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais”, deputados e senadores assistiram a um vídeo produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes). O material em audiovisual é uma síntese das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos mais de 330 campi universitários e 16 colégios de aplicação da rede federal.

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, ressaltou a importância do lançamento da Frente Parlamentar para as universidade federais. “Este é um momento histórico em que mais uma vez as universidades recebem, por parte de alguns parlamentares, a disposição de lutar juntos pela autonomia, pela maior liberação de recursos e pela valorização das universidades públicas.”

Já a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), membro da coordenação colegiada da frente parlamentar, destacou a necessidade de os parlamentares utilizarem os dados contidos no vídeo, para subsidiar argumentos e desmentir falsas informações. “Esse vídeo deve passar a integrar o acervo de todos nós, para produzir um debate relevante e fundamentado do papel das universidades federais do Brasil. É muito importante que esse material se multiplique em muitos plenários do parlamento, para que as pessoas tenham a compreensão da grandiosidade do patrimônio que é a universidade pública e, particularmente, o sistema das universidades federais.”

Como representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participaram do lançamento da “Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais” a vice-reitora Girlene Alves da Silva e o diretor de Imagem Institucional e diretor do Cogecom/Andifes, Márcio de Oliveira Guerra. “O relançamento da frente coordenada pela deputada Margarida Salomão foi um ato concreto desses parlamentares, comprometendo-se com a garantia da existência da universidade pública brasileira. Dos 75 deputados e quatro senadores de diversos partidos que passaram por lá, muitos usaram da palavra em defesa do orçamento das universidades para que possam continuar promovendo ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. O evento também tratou do tema da autonomia universitária. Existe sim uma sensação de esvaziamento do papel do Estado na garantia da Educação. No entanto, esses parlamentares colocaram seus mandatos a serviço das universidades, pois reconhecem o papel estratégico das universidades federais para redução das desigualdades e deve ser defendida como um patrimônio do país”, considera a vice-reitora.

Audiência pública

Reitoras das universidades públicas debateram políticas para educação (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Reitoras das universidades públicas debateram políticas para educação (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Nessa terça-feira, 23, a vice-reitora Girlene Alves da Silva participou de audiência pública da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, em que foram discutidas políticas públicas no âmbito da educação com reitoras das universidades federais do Brasil.

 

 

Outras informações: (61) 3321-6341Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior  (Andifes)