Peterson recebe certificado em solenidade. (Foto: Ivan Bretas)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) esteve representado, nesta segunda, 10, em solenidade realizada na Prefeitura de GV. Na cerimônia, o diretor-geral da Instituição, Peterson Andrade, e o diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV) Ângelo Denadai, receberam certificado de Honra ao Mérito pelos trabalhos realizados em prol da Educação no Brasil. A homenagem foi prestada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, representada pelo deputado Caio Nárcio.

Caio Nárcio destacou a importância da educação. (Foto: Ivan Bretas)

A iniciativa da Comissão teve como proposta destacar as lideranças na área da Educação, reconhecendo o trabalho em favor do desenvolvimento da sociedade brasileira. Caio Nárcio, deputado que presidiu a cerimônia, destacou a grande atuação dos homenageados na cidade de Governador Valadares e região, e comentou a importância da educação para empreender mudanças: “Entendo que a única ferramenta para transformar o Brasil em uma grande nação é a educação. Se não for assim, nós teremos muita dificuldade; e esse processo inicia-se pelo reconhecimento e valorização do professor”.

Ângelo Denadai foi um dos homenageados na cerimônia. (Foto: Ivan Bretas)

Entre as ações pela educação, já foram realizadas seis audiências públicas na Comissão de Educação, propostas pela Direção-geral do campus GV, com “objetivos de reduzir as assimetrias regionais existentes no nosso país e a falta de equidade para a distribuição dos recursos”, explica Peterson. O resumo dos debates realizados junto à Comissão pode ser visto neste link.

O diretor da UFJF-GV destaca a importância do trabalho em conjunto realizado pela direção-geral, “que trabalha pela melhoria das nossas condições acadêmicas e administrativas com objetivo de uma melhor educação para a nossa população”. Segundo ele, “a sociedade pode contar, hoje, com vários servidores que dedicam seu trabalho em favor do desenvolvimento do nosso país. Diante disso, tenho um grande orgulho em receber esta homenagem, em nome de vários servidores dedicados”, e finaliza com os versos de Clarice Lispector: ‘Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza, vai mais longe’.

Para Ângelo Denadai, a atuação em equipe também foi o fator responsável pelo sucesso dos trabalhos do ICV, e que culminaram no reconhecimento por parte do legislativo Federal. “O ICV é uma unidade acadêmica heterogênea, composta por 6 cursos de graduação, 7 departamentos e responsável pela oferta de 5 cursos de pós-graduação strictu sensu. Essa heterogeneidade nos traz um cotidiano repleto de desafios nas ações administrativas, que somada aos problemas infraestruturais e à distância do campus sede, culminam num enorme quantitativo de demandas que exigem dedicação e cuidado com as pessoas e setores. Logicamente, seria impossível alguém realizar sozinho todo esse volume de trabalho. Por isso compartilho o mérito com todos os TAEs, professores e estudantes do instituto; não podendo deixar de citar a nossa vice-diretora, a professora Waneska Alves, quem tem dividido os problemas e produzido soluções; dos chefes de departamento, coordenadores de curso que estão na linha de frente das ações acadêmicas; e equipe da direção, que nos dão o suporte para organização das informações”. E finalizou: “o mérito de um é o mérito de todos”.